O secretário de Cultura, Wilton Dedê, participou na última sexta-feira, 9, da inauguração do Escritório Regional de Cultura do Cariri, na Vila da Música, em Crato.

A inauguração fez parte da Caravana da Cultura, evento composto por reuniões com agentes e produtores culturais, realizado nas cidades de Brejo Santo (na quinta-feira, 8) e na cidade do Crato, na sexta. Na ocasião foi assinado o termo de cooperação entre a SECULT, a Universidade Regional do Cariri (URCA) e Universidade Federal do Cariri (UFCA).

O Escritório Regional de Cultura funcionará como uma extensão da secretaria de Cultura do Estado dentro dos 29 municípios da região do Cariri, mediando o diálogo, planejando e executando políticas públicas culturais. O espaço será coordenado pela gestora cultural, Dane de Jade.

Estiveram presentes na mesa de abertura o secretário de Cultura do Estado, Fabiano dos Santos Piúba, o secretário de Cultura do Município do Crato, Wilton Dedê, a coordenadora do Escritório Regional da Secult no Cariri, Dane de Jade, o secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Alemberg Quindins, o maestro Cícero Galdino, coordenador pedagógico da Vila da Música, a coordenadora de Artes e Diversidade Cultural da Secult, Valéria Cordeiro, o coordenador de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural da Secult, Alênio Carlos, o vice-reitor da Universidade Federal do Cariri, Roberto Ramos; e o reitor da Universidade Regional do Cariri, Patrício Pereira Melo e a diretora do Theatro José de Alencar, Selma Santiago.

A sexta-feira foi repleta de aprendizado e compartilhamento de experiências. Durante a tarde aconteceram além da apresentação da Orquestra Solibel Jovem e do grupo musical “Distinto Duo”, diversos debates e rodas de conversa com a coordenadora de Artes e Diversidade Cultural da Secult, Valéria Cordeiro, e com a diretora do Theatro José de Alencar, Selma Santiago, que falou sobre o Sistema Estadual de Teatros do Ceará.

Durante a noite foi aberta a exposição de xilogravuras de Otávio Menezes e houve entrega de carteira de identidade cultural e apresentações com Reisado do Mestre Aldenir e da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, Maneiro Pau do Mestre Cirilo, além dos Penitentes de Barbalha e de Assaré, das Mulheres do Coco da Batateira e Reisado de Potengi e de Milagres.

Para o secretário de Cultura do Crato, Wilton Dedê, “o momento é de celebração pela vinda de mais um equipamento cultural para conectar e movimentar a cultura da região, a secretaria de Cultura do Crato estará disposição reafirmando o compromisso do trabalho em conjunto, premissa do Governo Municipal” destacou.                    (Assessoria de Comunicação) 

Post a Comment