Até o dia 15, o Santuário Eucarístico Diocesano, em Crato, realiza a VII Semana Eucarística. A programação conta missas, vigílias, confissões, adorações e contemplação do Santo Terço.
Segundo Monsenhor João Bosco Cartaxo, reitor do Santuário, a proposta é “aproximar a comunidade da Eucaristia”. “A nossa missão é despertar o nosso povo cristão-católico a essa fé maior para com o mistério da presença real de Cristo na Eucaristia. Já dizia São Tomás: ‘O maior milagre de Cristo é a Eucaristia’”.
O tema da Semana Eucarística faz alusão ao Ano Mariano celebrado em toda a Igreja: “Neste Ano Mariano, adoremos Jesus Eucarístico, Fruto Bendito da Virgem Maria”. Ainda de acordo com o monsenhor, a intenção é levar uma reflexão aos fiéis o sobre o papel da Mãe de Jesus, Deus encarnado, no projeto de salvação dos homens.
“De fato, o ventre de Maria foi o primeiro sacrário. A primeira procissão eucarística aconteceu com Nossa Senhora, quando ela, grávida, trazendo Jesus em seu ventre, saiu até o encontro de sua prima Isabel. Ao ver a prima, Isabel a saúda como cheia de graça e adora a Jesus ainda em seu ventre. Impossível falar do Verbo encarnado, da Eucaristia, sem falar de Maria”, considerou.
A missa de encerramento da Semana Eucarística está marcada para as 16h do dia 15, ocasião em que a Igreja celebra Corpus Christis. A cerimônia acontecerá na Sé Catedral de Crato, presidida pelo bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana. Após, a comunidade sairá em procissão com Jesus Eucarístico até a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Pimenta. Em seguida, em caminhada pelas ruas da cidade, a procissão retorna ao Santuário Eucarístico, onde será dada a última benção do Santíssimo.
Para saber mais
A festa de Corpus Cristhi é uma celebração onde, solenemente, a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, que foi instituído na Santa Ceia.
E em 1317, o Papa João XXII publicou na “Constituição Clementina” o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas. Festa de Corpus Christi passou, então, a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira, após o domingo da Santíssima Trindade. É o único  dia do ano em  que a Eucaristia sai às ruas em procissão e todos os fiéis devem participar por ser esta a procissão mais importante de todas, pois é próprio Cristo que a  preside.             (Diocese de Crato)                              Cariri

Post a Comment