Soldadinho-do-araripe. FOTO: Ciro Albano
Três pássaros ameaçados de extinção tornaram-se selo de correspondências dos Correios. Entre eles está o soldadinho-do-araripe, espécie que só é encontrado nas cidades de Barbalha, Crato e Missão Velha, no Cariri Cearense. O lançamento dos selos ocorreu nessa segunda-feira (26), no GeoPark Araripe, no Crato, a 508 quilômetros de Fortaleza.

Segundo o diretor regional dos Correios no Ceará, Erico Jovino, os selos foram confeccionados para alertar a população sobre “o zelo que devemos ter com todas as espécies de animais” e para o “alto índice de desmatamento que está ocorrendo no mundo”.

A degradação de mananciais e o desmatamento são consideradas as principais ameaças para o soldadinho-do-araripe. A estimativa é de que o soldadinho-do-araripe seja extinto em 15 anos se nada for feito.

Conforme o biólogo Weber Girão, que descobriu a espécie em 1996, a estrutura geológica da Chapada do Araripe é a única capaz de servir de habitat para a espécie. “É um planalto, uma zona de mais de 1 milhão de hectares de chapada e essa área capta a chuva e concentra nas encostas do lado caririense, justamente nesses municípios de Barbalha, Crato e Missão Velha”, descreve Weber.  

Uma das características mais marcantes da ave é a sua diferença de cor entre machos e fêmeas. Enquanto os machos adultos são coloridos, as fêmeas são verdes.. Comumente, os machos são confundidos com os galos-de-campina, que também têm a cabeça vermelha. “Ao contrário dessa ave, ele tem um topete sobre o bico e a garganta dele não é vermelha, mas branca”, esclarece Weber Girão.

As outras aves que vão estar nos selos dos Correios são o pararu-espelho e a rolinha-do-planalto. O pararu-espelho é um pássaro da Mata Atlântica que está desaparecido desde os anos 80, enquanto a rolinha-do-planalto tem como habitat natural o cerrado, com registros escassos e espalhados nos estados de Goiás, Mato Grosso e São Paulo. A tiragem dos selos é de 1 milhão e 950 mil unidades, a um custo de R$ 1,25.                      (Tribuna do Ceará)       
Cariri

Post a Comment