O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) realiza uma série de atividades operacionais. Uma delas, pouco conhecida, mas cuja importância é tão grande quanto à sua complexidade é a atividade de mergulho autônomo. Visando cada vez mais a excelência no serviço prestado no que tange a busca de pessoas e bens nas profundezas de açudes, rios, lagoas e mares, o CBMCE capacita sua tropa da região do Cariri através da realização do Curso Básico de Mergulho.

Uma equipe de mergulhadores de resgate de Fortaleza viajou para passar seus conhecimentos aos bombeiros militares dos quartéis de Crato e Juazeiro do Norte. Iniciaram o curso 22 alunos, dentre oficiais e praças da corporação, e eles terão instruções durante duas semanas acerca de técnicas de mergulho livre, com treinamento de apneia, bem como de mergulho autônomo, conhecendo o material necessário para atuar em operações de salvamento. No total, serão 80 horas de instruções com aulas teóricas sobre tabelas de mergulho e noções de fisiologia, além de aulas práticas em piscinas e nos açudes de Umari (Crato) e dos Carneiros (Juazeiro do Norte).

Para o Major Noberto, o incremento de pessoas capacitadas para atuar nesta atividade de mergulho é uma demanda antiga na região. "É um serviço muito complexo e requer muita técnica e preparo. Tínhamos apenas dois mergulhadores de resgate na região e a realização deste curso vai despertar cada vez mais o interesse no aperfeiçoamento dos nossos homens nessa área."     (Assessoria de Comunicação)                        Cariri

Post a Comment