Espaço de Leitura fica no Bairro Muriti, em Crato
Crianças e adolescentes do Muriti, atendidas pelas ações da Sociedade de Apoio as Famílias Cratense – SOAFAMC, foram contemplados com um Espaço de Leitura no Bairro. A inauguração do ambiente aconteceu na manhã desta sexta-feira,07, e, contou com apresentações teatrais, Contação de histórias, palhaços e as presenças de escritores.

A iniciativa faz parte do projeto Leitura e Cidadania, que como objetivo implantar ESPAÇOS DE LEITURA que estimulem a leitura, o brincar, a cultura e a cidadania por meio de atividades lúdicas, criativas, que enfocam o aprendizado e o conhecimento por meio da interação social, em locais contemplados pelas ações do INEC e Banco do Nordeste. A instalação destes espaços acontece em parceria com entidades que realizam trabalho voluntário.

O Espaço de leitura, é parceria entre Instituto Nordeste Cidadania – INEC e SOAFAMC. Conforme explicou Agilymar Martins, Coordenador Regional de Microfinancas Urbanas do instituto, a ação faz parte de um calendário de ações desenvolvidas pela instituição, o chamado “Calendário do Bem”, onde mensalmente uma atividade social é desenvolvida junto à uma comunidade atendida pelo Inec.

Adriana Lopes, Educadora Social, conta que a SOAFAMC já realiza ações junto a crianças e adolescentes da localidade e observa que o bairro não dispõe de espaço de lazer para essas crianças.  Ela destaca que implantação do Espaço de Leitura, proporcionará as crianças vivenciar momentos lúdicos – “É uma sementinha plantada, é uma riqueza para as crianças, para elas ter acesso à leitura”, disse.

O espaço de Leitura que fica na Rua Cicero Lobo, bairro Muriti, dispõe de pouco mais de 400 livros, adquiridos através de doações dos clientes  do Crediamigo, programa de microfinanças urbana do Banco do Nordeste operacionalizado pelo INEC, que completa 24 anos, em 2017. No Cariri, além de Crato, Juazeiro do Norte foi contemplada pelo projeto. As cidades de Jucás e Acopiara, no Centro Sul do estado, ganharam também “Espaços de Leitura”.                 (Site Miséria)

Cariri

Post a Comment