Header Ads

Parque do Sitio Fundão é alternativa para férias no Cariri


Pelo menos cinco unidades de conservação gerenciadas pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema) possuem estruturas voltadas para o atendimento ao público e deverão ser bastante utilizadas pelas famílias nestas férias. Na Região Metropolitana de Fortaleza, os parques do Cocó – recentemente regulamentado pelo governador Camilo Santana –, Estadual Botânico (em Caucaia) e Floresta do Curió. Há ainda, no litoral, a Estação Ecológica do Pecém e, no Crato, o Parque Estadual Sítio Fundão.


O Parque Estadual Sítio Fundão apresenta predominância de espécies de fauna e flora típicas do bioma caatinga. Possui edificações históricas tombadas e exuberância de um pequeno cânion formado pelo rio Batateira. A Casa de Taipa, única no Brasil com um andar, edificação histórica recentemente restaurada, preservando os aspectos de sua construção original, em 1950, acolhe o Centro de Visitantes, que funciona como núcleo de sensibilização e educação ambiental, oferecendo opções de lazer e serviços. O Centro de Visitantes é dividido em quatro salas, cada uma delas com um tema específico, resultado de pesquisas e adequação às características arquitetônicas da edificação.

Dentre os atrativos turísticos, destaca-se o Circuito das Árvores, caminhada com início na entrada do parque, passando pelo Jardim das Espinhosas e chegando à Sementeria, local em que é possível conhecer espécies da flora local e identificar sementes da vegetação nativa. Vale também conhecer as edificações históricas e a formação rochosa do Parque. A trilha principal começa nas proximidades da Casa de Taipa, passa pelas ruínas do engenho de pau e a muralha de pedra e cal construídas por determinação de D. Pedro I.          Cariri

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.