O Sebrae lança no próximo sábado (15), a partir das 19 horas, o projeto de estruturação da Rota Turística do Cariri. A iniciativa tem o objetivo de elevar a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios da cadeia de valor do turismo do Cariri, por meio da modelagem de Destinos Turísticos Inteligentes. O lançamento será realizado no estande do Sebrae na Expocrato, que acontece no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, no Crato.

De acordo com o superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, a região do Cariri tem atrativos turísticos relevantes, como o Geopark e a Floresta Nacional do Araripe, importantes manifestações religiosas como as romarias em devoção ao Padre Cícero Romão Batista e a festa de Santo Antônio em Barbalha, conhecida como festa do Pau da Bandeira. Além disso, segundo ele, a região possui um grande patrimônio cultural que se expressa no artesanato em madeira, cerâmica e couro, na gastronomia, na literatura de cordel e xilogravura, nas bandas de pífano - originadas da tradição indígena - nos reisados, nas cantorias, coco, repente e embolada.

“Diante desta riqueza cultural e ambiental, o trabalho do Sebrae é qualificar as empresas que atuam na cadeia de valor do turismo para que elas possam aproveitar melhor este potencial da região, para atrair cada vez mais turistas, gerando emprego, renda e oportunidades de negócio para o território”, disse Cartaxo. Para isso, de acordo com a articuladora regional do Sebrae no Cariri, Tânia Porto, o projeto de turismo terá como eixos estratégicos de ação o desenvolvimento da gestão dos pequenos negócios, promoção da inovação e sustentabilidade nas empresas, ampliação de mercado e integração da cadeia de valor do turismo.

O projeto terá como público-alvo os pequenos negócios dos municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri, que atuam em atividades como hospedagem e alimentação, artesanato, moda, panificação, comércio, agronegócio, entre outros que integram a cadeia de valor do turismo. “Queremos mostrar que a atividade turística não é feita apenas pelas empresas de hospedagem e alimentação. Existem diversos negócios nesta cadeia de valor, que contribuem direta e indiretamente para esta atividade e o papel do Sebrae é contribuir para fortalecer todos estes elos”, afirmou Tânia.

Expocrato

Segundo o superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, a ideia de lançar o projeto de turismo do Sebrae na Expocrato faz parte da estratégia de valorização dos atrativos da região. “A Expocrato já é um evento tradicional que atrai visitantes de todo o Ceará e de diversos outros estados. Nada mais oportuno do que aproveitar este espaço para mostrar a estes visitantes da feira todo o potencial turístico da região e também ser o ponto de partida para este projeto que irá fortalecer ainda mais a atividade turística no Cariri”, afirmou.

Para mostrar ao público este potencial turístico, o estande do Sebrae na feira foi todo ambientado com elementos da cultura local, com artefatos e imagens relacionados a religiosidade, a riqueza e diversidade do artesanato e do patrimônio ambiental. No espaço, ainda é possível conhecer e adquirir produtos da agricultura orgânica à base de cambui, um fruto típico da chapada, mel e buriti, além de produtos feitos por artesãos locais com palha de milho, couro, madeira, bem como crochê, xilogravuras, bonecas de pano, redes de dormir e esculturas sustentáveis feitas a partir do reaproveitamento de peças de motos.

Desde a última segunda-feira (10), os visitantes do estande do Sebrae na Expocrato também estão podendo participar de oficinas com os artesãos da região, assistir a apresentações culturais e degustar produtos da culinária local, fruto de uma parceria com a Associação de Bares e Restaurantes do Cariri (Abrasel Cariri) e da Associação dos Produtores Orgânicos da Região do Cariri Cearense (Aprorce).

SERVIÇO

Lançamento do Projeto Rota Turística do Cariri

Data: 15/07/2017
Horário: 19 horas
Local: estande do Sebrae na Expocrato - Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, no Crato /CE                         Principal

Post a Comment