A Universidade Regional  do Cariri (Urca) conseguiu aprovação, no Senado Federal, do Projeto Decreto Legislativo nº 92, 2016, que trata sobre o ato de outorga que permite à instituição a execução de serviços de radiodifusão sonora em frequência modulada (FM) em Crato. A Urca pleiteava a rádio universitária desde 2011, ainda na gestão da ex-reitora Otonite Cortez. Com a conquista, a rádio passará a funcionar já em setembro. O reitor da Urca, Patrício Melo, já havia anunciado tanto a aquisição dos equipamentos como afirmou que o foco estava na fase de implantação do estúdio onde irá funcionar a rádio. Segundo ele, desde a conquista da concessão, em 2011, a direção superior da Universidade vinha se mobilizando para obter recursos destinados à montagem da emissora.

Conforme o projeto desenvolvido pela Urca, a programação previamente ficará sob a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). A rádio tem como missão ser um canal que valorize a produção regional, com foco na educação, cultura, prestação de serviços e informação. A grade de programação do novo veículo de comunicação do Cariri será regional. A outorga de serviço de radiodifusão sonora em FM tem fins exclusivamente educativos. 

A Urca concorreu com várias instituições para conquista da concessão. A proposta passou por avaliação do Grupo de Trabalho de Radiodifusão Pública e Ancilares (GTPU) e foi a única habilitada na região pelo processo de concorrência.Em nota, o reitor comemorou a conquista e dividiu a vitória com os deputados Guimarães, Andre Figueiredo e Chico Lopes; o senador Pimentel; os vereadores Amadeu de Freitas e Pedro Lobo; o governador Camilo Santana; o secretário de Ciências e Tecnologia, Inácio Arruda; e a comunidade acadêmica da Urca.“Ganha a região, a educação e as comunidades que precisam de voz democrática”.              (Jornal do Cariri)                            Cariri   Principal

Post a Comment