Diversos setores que integram forças para planejamento e organização das romarias de Juazeiro do Norte, sob a coordenação da Secretaria de Turismo e Romaria (SETUR), realizaram, na manhã desta quarta-feira, 05, reunião preparatória para a peregrinação que marca os 83 anos de morte do Padre Cícero, que acontecerá de 18 a 20 de julho. Um plano de ação será elaborado para fortalecer o evento religioso.
Estiveram presentes o pároco da Basílica Nossa Senhora das Dores, Cícero José, representantes do cerimonial da administração municipal, do Conselho Tutelar do município, da Secretaria de Saúde, da Coordenação de Arte e Cultura, do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos (SEMASP), além da representante do poder legislativo, vereadora Rita Monteiro.
Aspectos relacionados ao novo ciclo de romarias, que tem início em setembro, também foram discutidos, entre eles, alguns projetos encaminhados ao Ministério do Turismo pelo Secretário da pasta, Júnior Feitosa. “Estamos com projeto de trazer um circuito de teatro religioso, buscando meios para que, dentro das romarias, sejam realizadas peças teatrais, como a paixão de cristo, através da Lei Rouanet, ou seja, sem custos ao Município”, afirmou.
O Secretário falou ainda sobre outro projeto que pretende implantar, junto ao Governador do Estado, Camilo Santana, que é a nova iluminação da estrada do Horto. Outra novidade apresentada foi a criação do inventário de oferta turística, que está em processo de criação com demais municípios do Cariri e que irá possibilitar o acesso a dados para a produção e execução de projetos a partir de descrições quantitativas e qualitativas precisas.
 Estacionamento dos Romeiros
A reforma do estacionamento dos romeiros já está em processo de licitação. De início, serão reformados os banheiros e o acesso ao local. A expectativa é que em setembro essa nova estrutura esteja finalizada. O balcão de informação turística, projeto pensado desde a romaria de Candeias, a primeira realizada pela atual gestão, será posicionado no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes.
 Problemáticas antigas
Algumas demandas, consideradas problemáticas antigas, foram abordadas, a exemplo do trânsito, comércio de alimentos nas ruas, lixo e o atendimento ao romeiro. A ideia é traçar um planejamento e a partir dele executar as ações. Rita Monteiro enfatizou a importância das campanhas permanentes de educação, conscientização para manter a cidade organizada. “Assim quando chegar as romarias toda a população saberá receber o romeiro, a Secretaria de Educação pode auxiliar nesse ponto”, ponderou.                      (Assessoria de Comunicação)

Post a Comment