Os agentes do DEMUTRAN – Departamento Municipal de Trânsito de Aurora-Ce, decidiram por unanimidade, entrar em greve por tempo indeterminado, após reunião realizada nesta quarta-feira (02/ago) com o Sindicato da categoria, o SIATRANS – Sindicato dos Agentes de Trânsito do Estado do Ceará. Os 14 agentes estão exigindo, além de melhorias salariais, melhorias na infraestrutura do órgão e melhores condições de trabalho. O Sindicato da categoria relatou que, às vezes, não têm nem papel pra imprimir as multas. Entre as exigências, os agentes pedem novos fardamentos e EPIs – Equipamento de Proteção Individual. Vale ressaltar que, mesmo em greve, 30% do efetivo estará trabalhando em regime de revezamento.
Esta é a primeira greve de servidores municipais em Aurora. Para que as negociações fluam, o SIATRANS solicitou ao MP (Ministério Público), na pessoa da Dra. Alessandra Magda Ribeiro Monteiro, a mediação entre o sindicato e a prefeitura municipal.
O outro lado
O Portal OKariri entrou em contato com o gabinete da Prefeitura Municipal de Aurora e fomos informados que a gestão, devido a crise financeira, não está podendo atender as reivindicações. Ainda segundo o procurador geral do município, Dr. Sebastião Rangel Filho, houve uma reunião entre a categoria e um representante da gestão, em média há dois meses, mas a prefeitura não pôde atender as solicitações. Segundo o procurador, há interesse por parte do prefeito, João Antônio de Macedo Júnior, em resolver a situação, mas para tanto, o gabinete do prefeito entrará em contato com a categoria e marcará uma reunião para a sexta-feira (04/ago), onde ele espera que tudo seja resolvido entre as partes.
O procurador ainda lembrou que o DEMUTRAN de Aurora está “recebendo em dias” e que, atualmente, recebe um valor a mais devido ao risco de vida.
As reivindicações
A categoria alega que está sendo prejudicada devido alguns descontos e cálculos salariais indevidos e ainda diz que está mal equipada para o trabalho e reivindica o seguinte:
Fixar salário base em R$ 1.410, tendo como referência uma cidade menor que Aurora, que é Assaré;
Melhora no adicional risco de vida;
Criação da GAT – Gratificação de Atividades;
Criação de gratificação EPI para protetor solar;
Efetuar cálculo de décimo e horas extras conforme orientação da procuradoria do município, pois, segundo eles, os cálculos atuais estão errados;
Aquisição de uma nova central de rádio, pois os agentes reclamam de que a que eles utilizam está com problemas;
Melhora na estrutura e na condição de trabalho: Reforma do prédio, querem alojamentos com beliches e armários para os agentes de trânsito, aquisição de novos fardamentos, concerto da impressora, maioria das cadeiras, entre outras.                            (Site Okariri)                         Cariri

Post a Comment