Castanhão, maior açude do país, tem apenas
4,6% de volume. FOTO: TV Verdes Mares
O açude Castanhão, o maior do país e responsável pelo abastecimento da Grande Fortaleza, atingiu um novo recorde negativo de reserva de água. Nesta terça-feira (22), o reservatório tem 4,61% de reserva de água, de acordo com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), o menor já registrado desde 2002, quando o açude foi criado.

O açude tem capacidade para 308,71 hm3 de água, o suficiente para abastecer uma cidade como Fortaleza por três anos. O Ceará sofre com chuvas abaixo da média por seis anos seguidos, ocasionando a mais grave estiagem registrada no estado nos últimos 100 anos.

O açude Orós, segundo maior reservatório de água do Ceará, deixou de abastecer as cidades da Região Metropolitana de Fortaleza em março, para deixar suas águas para a região do Vale do Jaguaribe. Com a decisão, apenas o Castanhão abastece a Grande Fortaleza.

Outros açudes secos

Além do Castanhão, os maiores açudes do Ceará e do Nordeste enfrentam situação semelhantes. O Orós tem atualmente 9% da capacidade; e o Banabuiú, 0,69%.

Dos 155 açudes monitorados pela Cogerh, 108 têm um volume de água inferior a 30%. Apenas 10 açudes do estado têm capacidade maior que 90%, conforme o levantamento da companhia; e um está sangrando, o açude de pequeno porte Germinal, na cidade de Palmácia.             (G1 CE)

Post a Comment