Header Ads

Centro de Dermatologia de Juazeiro volta a oferecer órteses a pacientes com hanseníase, após um ano de paralisação dos serviços

A Secretaria de Saúde (Sesau), através do Centro de Dermatologia em Juazeiro do Norte, está voltando a oferecer órteses e férulas a pacientes com alguma deficiência causada pela Hanseníase. Em parceria com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – Morhan, um técnico do Ministério da Saúde, esteve durante toda a semana na unidade, treinando os servidores.
De acordo com o coordenador do Centro, Luis Evandro de Freitas, a sapataria está sendo reativada e irá funcionar diariamente. Os pacientes que necessitarem desse tipo de atendimento devem procurar o Centro, onde uma equipe multifuncional (fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, técnico em órtese e prótese e médicos) irão avaliar a necessidade e encaminhá-los para o procedimento.
Fila de espera
Ainda segundo Evandro, não há outro órgão ou sapataria que confeccione esse tipo de calçado adaptado, e devido à paralisação dos serviços, há uma fila de espera. Porém, com a reativação do setor, os pacientes estão sendo chamados para passarem por uma reavaliação, e em seguida serem encaminhados para a moldagem e confecção da órtese ou férula (dispositivo para ajudar a pessoa com alguma incapacidade física a ter melhor qualidade de vida e retomar as suas potencialidades).
Uma das pacientes que estava na fila há cerca de um ano e uma das convocadas para passar pela moldagem da órtese, foi a pensionista Maria da Penha. Ao realizar o procedimento, ela falou sobre o benefício que o calçado trará para o seu dia-a-dia. “Vai me ajudar a andar e até subir na cadeira para pegar algo em cima do armário. Estou feliz, porque meu pé dói demais, e não tem sandália que eu aguente”, avalia.
No mês de outubro, o técnico deverá retornar ao Centro de Dermatologia para continuar a capacitação, além de avaliar o trabalho que está sendo realizado.                    Cariri Principal

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.