A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau), através da Direção de Imunização, vai realizar, no próximo dia 16, seguindo uma recomendação da Secretaria de Saúde do Estado, o dia D de vacinação contra HPV (vírus do papiloma humano) e Meningite C, para meninos e meninas de 9 a menores de 15 anos. A vacinação nesse dia acontecerá em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), em 15 escolas Municipais.

Nos próximos dias, as direções das escolas enviarão aos pais uma carta explicativa e um termo de consentimento da vacinação, que deverá voltar assinado pelos pais ou responsável pelo adolescente na quarta-feira. Somente com a autorização é que o jovem poderá ser imunizado.

As vacinas contra HPV e Meningite estão na rotina de vacinação dos adolescentes. As doses estão disponíveis em todas as salas de vacinação do Município. O Dia D tem como objetivo intensificar a imunização, que até o mês de julho teve pouca adesão em todo o estado. Em Juazeiro do Norte, cerca de 3 mil jovens tomaram a vacina.

Para as localidades onde não haverá escola vacinando na quarta-feira, o Hospital Tasso Jereissati (Hospital Estefânia) também estará recebendo os adolescentes. Além disso, os pais podem levar os adolescentes a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, ou ao Centro de Dermatologia para que sejam aplicadas as doses da vacina.

Recentemente, o Ministério da Saúde incluiu os meninos como público da vacinação contra HPV, e ampliou a faixa etária (para meninos e meninas). A vacina contra HPV previne diversos tipos de câncer, como colo de útero, orofaringe, de boca, entre outros.

Escolas que terão vacinação no próximo dia 16:

- EMEIF. José de Araújo, no Sítio Marrocos;
- EEF. Laurentino Alves de Macena, no Sítio Leite;
- EEF. Antônio Benjamim de Moura, no Sítio Taquari;
- EEF. José Ferreira Menezes, na Vila Fátima
- EMEIF. Padre Cícero, no bairro Socorro/Salgadinho;
- EEF. Irmã Iva, no bairro Salesianos;
- EEF. Pelúsio Correia de Macedo, no bairro Salesianos;
- EEF. João Alencar de Figueiredo, no bairro Romeirão;
- EEF. Dr. Edvard Teixeira Férrer, no bairro Franciscanos;
- EEF. Dom Vicente de Paula Araújo Matos, no bairro Timbaúba;
- EEF. Antônio Bezerra Monteiro, no bairro Timbaúba;
- EEF. Gov. Manoel de Castro Filho, no bairro Tiradentes;
- EEF. Heloísa Sobreira Dias Camilo, no bairro Pio XII;
- EMEF. Mário da Silva Bem, no bairro Frei Damião;
- EEF. Profª Maria Germano, no bairro Jardim Gonzaga/ Lagoa Seca;
- EEF. Profª Iva Emídio Gondim, no bairro João Cabral.              (Assessoria de Comunicação)                                  Cariri   Principal

Post a Comment