O presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira (PMDB), garantiu que vai intermediar, junto ao Governo Federal, a liberação de mais um curso de Medicina para a região do Cariri. O município beneficiado será o Crato, que está pleiteando o curso há cerca de quatro anos, sem uma definição do Governo Federal. O debate sobre a Faculdade de Medicina do Crato veio novamente à tona depois do anúncio da liberação de cinco cursos para o Ceará, sem a inclusão do Município. Os cursos foram articulados pelo senador Eunício Oliveira e beneficiaram Iguatu, Russas, Itapipoca, Quixadá e Crateús.
No Cariri, a notícia foi recebida com preocupação pela ausência do Crato. Segundo informações, o processo do Crato já estava em andamento, mas acabou sofrendo atrasos no repasse de documentos e, por consequência, descumprimento de prazos, junto ao Ministério da Educação, na gestão do ex-prefeito Ronaldo Gomes de Mattos. Dois dias após a divulgação das cinco faculdades, o senador Eunício Oliveira anunciou a articulação para liberar a faculdade do Crato.
Os contatos do senador estão sendo com o empresário Rafael Branco, com quem teve reunião nessa segunda-feira (07), para tratar do assunto. Rafael Branco terá a incumbência de reorganizar a documentação para que seja analisada pelo MEC. O prefeito Zé Ailton Brasil (PP) participou da reunião e ficará com a tarefa de facilitar as informações necessárias e responsabilidade do Município. A mesma situação vive o município de Quixeramobim. O prefeito Clébio Pavone participou da reunião.
A assessoria do senador Eunício garantiu que não faltará empenho para que a faculdade de Medicina do Crato seja uma realidade. Explica, ainda, que a perda de prazos dificulta a reabertura do processo, mas que é possível. Sobre as reais condições para a reabertura, a assessoria disse que somente após uma pesquisa junto ao MEC é possível precisar o grau de dificuldade. O empresário Rafael Branco disse que recebeu o convite para estar em Brasília e que vai trabalhar para que o Crato ganhe sua Faculdade de Medicina. Apesar de estar à frente do processo de articulação, Rafael observa que tudo dependerá do prefeito Zé Ailton Brasil, que já garantiu empenho no caso.
Sobre suas posições políticas de oposição ao Governo do Estado, o senador Eunício Oliveira deixou claro que continua oposição ao governador Camilo Santana e ao grupo dos irmãos Cid e Ciro Gomes, mas que tem colocado os interesses do Ceará à frente de questões políticas. Sobre a liberação definitiva das faculdades anunciadas na semana passada, o MEC promete a publicação do edital, oficializando a oferta para breve. Eunício disse que, agora, o Ceará precisa estabelecer as condições necessárias para a formação adequada dos jovens do interior, entre elas a do ensino superior. A implantação da Faculdade de Medicina do Crato foi debatida nas câmaras municipais de Juazeiro do Norte e Crato, devendo ganhar organizações e entidades de classe como o CDL. Na avaliação de lideranças políticas e empresários cratenses, o que está em jogo é o desenvolvimento do Município.                    (Jornal do Cariri)                                  Cariri Principal

Post a Comment