A ponte de pedra do Geopark Araripe, no município de Nova Olinda, ameaça ruir. O alerta consta de relatórios dos geólogos Idalécio Freitas e Romcy Oliveira, ambos da Universidade Regional do Cariri (Urca), divulgados pela Coluna Vertical do Jornal O Povo na edição do dia 25 de julho deste ano em reportagem assinada pelo jornalista Eliomar de Lima.


De acordo com a notícia “o impacto de máquinas pesadas na ampliação da CE-292 (Crato-Chapada do Araripe) tem contribuído para aprofundar rachaduras”. A reportagem conta que “os técnicos propuseram escoras, gesso e a construção de uma ponte paralela” como forma de evitar o aprofundamento das rachaduras, mas “até agora, o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Sérgio Azevedo, pelo visto, não leu documentos elaborados sobre o caso. Está esperando desabar? ” Questiona o jornal, citando moradores da região. O repórter conta que a ponte de pedra é um monumento natural de 400 milhões de anos e tem o selo da Unesco.

O blog ranilsonsilva.com foi até o local verificar as rachaduras provocadas pelo avanço das obras na rodovia CE 292 na ponte de pedra e constatamos que realmente a robustez e imponência vista na parte superior da ponte esconde as fissuras abertas por debaixo do geosítio e que põem em risco esse patrimônio natural cercado de histórias místicas e importante para a preservação da Floresta Nacional da Chapada do Araripe e para o turismo ecológico e histórico cultural.

A Ponte de Pedra está localizada no sítio Olho D’água, zona rural, à 9 km da sede do município.


A passagem liga as margens da rodovia a cerca de 70 metros para uma estrada carroçável que dá acesso a uma fonte de água mineral e serve de passagem para os moradores da área.                            (Blog do Ranilson Silva)       Cariri

Post a Comment