Fotos estão expostas na Espanha. FOTO:Adriana Pimentel
Fotógrafa Adriana Pimentel, que viveu por 20 anos em Juazeiro, expõe 12 obras que retratam a vivência dos romeiros
Imaginar um elo entre as cidades de Juazeiro do Norte e Barcelona parece ser uma tarefa difícil. Entretanto a fotógrafa carioca Adriana Pimentel, radicada no Ceará, tratou de estreitar esses laços. Nas próximas semanas, quem passar pela cidade catalã poderá conferir 12 fotografias que retratam de perto as tradicionais romarias juazeirenses.
As fotos foram capturadas entre os anos de 2005 e 2013. Hoje, mais de 10 anos após o início do projeto, a devoção do povo do Cariri chega ao outro lado do Atlântico.
“O meu sentimento é de superação! Muita gratidão ao universo e aos amigos que conquistei aqui e todos que tenho aí no Brasil, principalmente no Ceará. É um momento de vitória e celebração”, relata a fotógrafa.
Adriana viveu mais de 20 anos no Cariri e conta como surgiu a oportunidade de levar o seu trabalho para tão longe. “Eu fui convidada pela gerente do espaço, e ela me perguntou sobre o que eu queria expor. Falou que tinha visto em meu site algumas fotos de Juazeiro, aí eu disse que gostaria de expor meu trabalho sobre romarias”.
A fotógrafa diz que a motivação pelo tema surgiu ainda na universidade. “Tive um trabalho da disciplina de Fotojornalismo, do professor Marcelo Barbalho, em que era para fazer uma reportagem fotográfica. Ainda na infância fui morar na cidade onde nasceu meu pai e toda a família dele, então tive as romarias do Padre Cícero muito presente em meu imaginário”, conta.
Em relação ao público europeu, a expectativa da artista é que eles sintam um pouco da cultura cearense. “Eu espero que as pessoas conheçam um pouco sobre nossa cultura e tradições, e entendam sobre a força e a importância da preservação dos costumes antigos”.
Adriana completa falando sobre a relação da fé e os romeiros. “A fé move montanhas, e essa mesma fé move esse povo. Em sua maioria os nordestinos lutam contra distâncias, precariedades, problemas de saúde e viajam por horas e até mesmo dias em transportes como pau de arara”.
A exposição é gratuita e estará aberta até o dia 10 de setembro na cidade de Barcelona, na Espanha.                   (Tribuna do Ceará)              Cariri

Post a Comment