Estão abertas até o dia 27 de agosto as inscrições para o curso de extensão “Círculo de Aprendizagem em Permacultura – PDC do Cariri”, ofertado pelo campus do IFCE no Crato e pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Gratuitas, as inscrições podem ser realizadas pela Plataforma Forms da UFCA, no site http://forms.ufca.edu.br. São 30 vagas no total.
Podem se inscrever maiores de 16 anos que tenham interesse e disponibilidade de oito horas semanais para participar do curso. No formulário de inscrição, o candidato deve anexar uma carta de intenção. O curso, que será ministrado às quintas-feiras, tem início no dia 31 de agosto e se encerra no dia 7 de dezembro, em um total de 72 horas/aula. As atividades ocorrem no IFCE Crato, na UFCA e em espaços que já aplicam ou que planejam aplicar os princípios da permacultura.
Permacultura
A permacultura é uma ferramenta que trata do uso responsável dos recursos naturais e da redução do impacto da atividade humana no planeta. É um sistema que pode ser aplicado em atividades como a agropecuária, hortas urbanas e até a construção de prédios. Baseado nos princípios éticos de cuidar da vida, cuidar das pessoas e compartilhar os excedentes, esse modo de vida envolve, entre outros pontos, o manejo da terra e da natureza, a economia solidária, saúde e bem-estar espiritual e cultura e educação.
Segundo a professora do IFCE Brisa Cabral, uma das coordenadoras do curso, a aplicação da permacultura é uma forma de preservar o meio ambiente e manter o ser humano em harmonia com a natureza: “O objetivo do curso é que os participantes entendam a importância da permacultura no atual cenário de uso dos recursos ambientais e que sejam propagadores das ideais e dos conceitos, porque é a única esperança para que a gente dê um freio na exaustão de recursos naturais, do planeta”.
Brisa destaca que o curso é uma oportunidade para os estudantes da área: “É importante para eles atuarem no mercado de trabalho já com essa visão sistêmica do que acontece na natureza quando se produz alimento de forma predatória e inadequada. Eles podem levar essas ideias para o campo e otimizar os recursos naturais”.
PDC Cariri
PDC é a sigla em inglês para Curso de Design em Permacultura, capacitação que certifica os participantes para o planejamento de qualquer área dentro dos moldes da permacultura. O curso de extensão “Círculo de Aprendizagem em Permacultura” tem reconhecimento da comunidade internacional da área e será ministrado por permacultores da região do Cariri. Serão abordados temas como bioconstrução, agroecologia e manejo da terra e da água.
Serviço
Curso de extensão "Círculo de Aprendizagem em Permacultura – PDC do Cariri"
Inscrições até 27/08, pelo formulário: forms.ufca.edu.br
Mais informações: eduardo.cunha@ufca.edu.br                         
Cariri Principal

Post a Comment