De 28 de agosto a 01 de setembro, a Mostra Científica do Cariri (MOCICA) realiza sua segunda edição com destaque para recorde de projetos inscritos e participações internacionais. O evento acontecerá no campus Juazeiro do Norte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Voltado para a pesquisa e o desenvolvimento científico de estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a consolidação da MOCICA firma a região do Cariri na rota de grandes feiras e eventos científicos do Nordeste e do Brasil.

Nesta segunda edição, contará com a apresentação de mais de 130 projetos, experimentos e invenções científicas de estudantes de todo o Brasil e de outros países em temáticas que vão das ciências biológicas, agrárias, da saúde, exatas e humanas até a solução de problemas socioambientais.

Participantes e ouvintes poderão assistir palestras e participar de oficinas com grandes personalidades do mundo científico, como a renomada cientista brasileira Joana D’Arc Félix de Souza, PhD em Química pela Universidade de Harvard, o jovem cientista Luiz Fernando da Silva Borges, destaque da Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel Insef), o diretor da Rede Programa de Olimpíadas do Conhecimento (POG), Ozimar Pereira, e Gilberto Luís Silva, coordenador do projeto Matapi Ecológico, um dos destaques da feira espanhola XIII Exporecerca Jove.

Caravanas das escolas da rede pública e privada da região do Cariri já confirmaram participação, o que a organização espera ser um número superior aos 2000 participantes da primeira edição da MOCICA.

A Mostra Científica do Cariri nasce após quase 40 anos de sonho e batalha pela educação, ciência e fomento à pesquisa do professor Ricardo Fonseca, principal nome do ensino regional em orientação de trabalhos de jovens cientistas nacional e internacionalmente premiados, com ajuda de uma grande equipe de alunos, voluntários e apoiadores da ideia foi possível realizar um evento científico de peso no Cariri.

JOVENS CIENTÍSTICAS DO BRASIL E DO MUNDO

Tornando-se destaque internacional em ternos de feira propulsora da pesquisa científica, o II MOCICA recebeu submissão de projetos oriundos do México, Espanha, Argentina, Paraguai e Chile. Em solo brasileiro, inscritos de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pará, Bahia, Piauí e Ceará também apresentação seus trabalhos na Mostra.

PALESTRANTES DE PESO

Grandes nomes do Ensino, Ciência e Tecnologia do Brasil e do mundo já confirmaram presença na II Mostra Científica do Cariri. Entre eles estão:

- A cientista brasileira Joana D’Arc Félix de Souza, PhD em Química pela Universidade de Harvard, cotada como ´Pesquisadora do Ano´ no Kurt Politizer de Tecnologia, em 2014.
- O jovem cientista Luiz Fernando da Silva Borges, destaqueda Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel Insef) e homenageado com seu nome batizando um planetoide.
- O diretor da Rede Programa de Olimpíadas do Conhecimento (POG), Ozimar Pereira.
- O físico Marco Vieira, do Instituto Militar de Engenharia (IME).
- O geólogo do Deserto do Atacama, José Manuel Lobo.
- O coordenador da Feira espanhola Magma Ferecerca Jovi, Manuel Belmonte.
- O paranaese Hélio Caloi Cruz Leão, especialista em Educação Especial e
Inteligência Cognitiva.

II MOSTRA CIENTÍFICA DO CARIRI

- O jovem cientista Isaías Campos Filho, campeão do quadro científico no programa Luciano Huck com projeto de prevenção deslizamento de terra em encostas.
- A jovem cientista Ângela Santos, finalista do programa Jovens Inventores e da Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel e Genius, em Nova York.
- O fundador do projeto RAN (Respeitando a Natuzera), Cícero Ramos da Silva.

SERVIÇO:

II Mostra Científica do Cariri (MOCICA)
De 28 de agosto a 01 de setembro, a partir das 8h
No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Juazeiro do Norte
Telefones para entrevistas: Prof. Ricardo Fonseca (88) 9 9919-9046
Email com solicitações: assessoria.mocica@gmail.com                          
Principal  Cariri

Post a Comment