Header Ads

Iniciado os preparativos para Romaria de Nossa Senhora das Dores em Juazeiro

Iniciado os preparativos para Romaria de Nossa Senhora
das Dores em Juazeiro. FOTO: Samuel Macedo
Com vistas ao planejamento estratégico da Romaria de Nossa Senhora das Dores, que terá início no dia 10 de agosto, com missa e carreata, a Secretaria de Turismo e Romaria (SETUR) realizou, nesta segunda-feira, 31, a primeira reunião preparatória com os setores envolvidos. O objetivo da reunião foi debater as ações para fortalecer e possibilitar maior organização durante o período festivo.
Estiveram presentes os representantes do Gabinete, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), da Secretaria de Saúde (SESAU), da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP), Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (SESP), Guarda Civil Municipal (GCM), do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), Câmara de Vereadores, na pessoa da Rita Monteiro, além do Padre Cícero José, pároco da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.
Nessa primeira reunião, diversos aspectos relacionados à romaria, considerados problemas antigos, foram abordados, a exemplo do trânsito, comércio de alimentos nas ruas, recepção dos romeiros, entre outros.

Pauta recorrente nos últimos meses, o processo burocrático para a reforma do Centro de Apoio aos Romeiros foi esclarecido pela Diretora Administrativa e Financeira da SEMASP, Gilbene Calixto. “O município ainda não pode injetar nenhuma verba no equipamento. O Centro foi construído com o fundo do Banco Mundial, e, em uma das cláusulas no contrato do Estado com o Banco, é que o equipamento não poderia ser doado. Dessa forma, o Estado irá ceder o uso e a administração de todo o complexo, que inclui o Centro. O processo já está avançado e os responsáveis por todo esse trâmite estão com o projeto preparado para enviar à assembleia, para ser aprovado por meio de lei, atendendo ao princípio da legalidade”, afirmou.
Melhoramentos
Todos os envolvidos pontuaram questões que precisam de melhoramento para maior ordenação da segunda maior romaria do Ceará. Nesta primeira etapa, as dificuldades foram pontuadas para serem discutidas com os setores responsáveis para que, nos próximos encontros, sejam apresentadas possíveis soluções. Ordenação das barracas e camelôs; desobstrução das vias e praças, limpeza, iluminação e ordenação do trânsito; segurança; guias informativos; número de animais nas praças; poluição e coleta seletiva, estiveram entre as principais solicitações feitas.
O pároco da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, Cícero José, destacou a importância do trabalho em parceria com a SETUR que, segundo ele, tem dado maior visibilidade à Juazeiro do Norte, que atraiu recentemente grupos de visitantes que não costumavam realizar peregrinações pela cidade. “A nossa parceria já gera frutos, a exemplo de pequenos grupos de São Paulo e Santarém, do Estado do Pará, que recentemente vieram em caravana para conhecer Juazeiro e o Padre Cícero e prometeram voltar em breve”, afirmou.
O gestor da Secretaria de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, destacou o momento como importante para definir as atribuições de cada envolvido. “Já avançamos muito. Temos como exemplo a romaria de Candeias e outros eventos que realizamos, mas sabemos que é preciso trabalhar para melhor acolher os romeiros”, concluiu.                  (Assessoria de Comunicação)            Cariri Principal

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.