As inscrições para o Exame Nacional de Acesso (ENA) para ingresso na turma de 2018 do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) começam nesta terça-feira, 1º de agosto e encerram-se dia 15 de setembro. A Universidade Regional do Cariri ofertará 10 vagas.

# Confira o edital em 
www.profmat-sbm.org.br/wp-content/uploads/sites/23/2016/08/EDITAL-No9-ENA-2018-28_07_2018_RETIFICADO.pdf

PROFMAT é um programa de mestrado em Matemática oferecido em 95 instituições associadas em todo território nacional. O programa é coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e apoiado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O PROFMAT é recomendado pela CAPES, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação e validado pelo MEC com nota 5.

O PROFMAT é voltado para professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente em escolas públicas. O curso visa incentivar o aprimoramento da formação do docente, com ênfase no domínio do conteúdo matemático relevante para sua docência nos Ensinos Fundamental e Médio. Existe ainda a possibilidade de concessão de bolsa de estudos, financiada pela CAPES, mediante cumprimento de requisitos descritos no Anexo 4 do Edital.

As inscrições para o Exame Nacional de Acesso (ENA) serão efetuadas via internet, através do site do PROFMAT. Poderão inscrever-se no Exame portadores de diploma de curso de graduação devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação. O valor da taxa de inscrição é de R$ 76,00, gerada por boleto bancário. O Exame Nacional de Acesso será realizado no dia 21 de outubro de 2017, das 14h às 17h, horário de Brasília. Não é permitido ao candidato realizar o exame em campus diferente do informado no ato da inscrição.

O Exame Nacional de Acesso (ENA) consiste na realização de uma prova de 30 (trinta) questões de múltipla escolha sobre os temas: a) Proporcionalidade e Porcentagem; b) Equações do Primeiro Grau; c) Equações do Segundo Grau; d) Teorema de Pitágoras; e) Áreas; f) Razões Trigonométricas; g) Métodos de Contagem; h) Probabilidade; i) Noções de Estatística; j) Triângulos: Congruências e Semelhanças. O resultado oficial do exame será divulgado até o dia 23 de novembro de 2017.

O PROFMAT tem duração de 540 horas e sua integralização é prevista em dois anos. O programa possui sete disciplinas obrigatórias, duas eletivas, um exame nacional de qualificação e defesa de dissertação. Na Universidade Regional do Cariri, as aulas serão ministradas semanalmente às terças e quintas-feiras, das 15h às 20h30min, no Campus Crajubar em Juazeiro do Norte.
Mais informações sobre o mestrado podem ser consultadas no site do PROFMAT ou com a coordenação do PROFMAT – URCA através do e-mail  profmat@urca.br

Post a Comment