Juazeiro do Norte integra pesquisa nacional sobre
resistência do mosquito Aedes aegypti.FOTO: Hélio Filho
O Município de Juazeiro do Norte irá participar de uma pesquisa sobre a resistência do mosquito Aedes aegypti a inseticidas. Ao todo, 143 municípios em todo o país também receberão a pesquisa, sendo apenas 7 no Estado do Ceará (Aracati, Juazeiro do Norte, Crateús, Fortaleza, Icó, Quixadá e Sobral). A pesquisa é uma realização da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Governo Federal, Estadual e Municipal.
Para isso, a metodologia utilizada será de amostragem por meio de armadilhas de postura (ovitrampas). Em Juazeiro do Norte serão instalados 150 kits (cada kit contém: 1 vaso plástico de cor preta, com aproximadamente 800ml; 1 paleta de compensado de madeira de 3cmx 12cm; 1 clipe de metal e levedo de cerveja), que exigem preparação e acompanhamento. Todos os bairros receberão instalação dos kits.
As armadilhas serão instaladas nos dias 9 e 10 de agosto, e no dia 6 de setembro, pelos agentes de endemias, do Núcleo de combate às endemias, e colaboração do Núcleo de Mobilização Social, da Secretaria de Saúde do Município. Depois de coletadas, as amostras serão encaminhadas para o  Núcleo de Controle de Vetores do Ceará (Nuvet) e, em seguida, irão para a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), onde serão realizados os experimentos. A intenção é realizar a pesquisa a cada cinco anos.

As armadilhas serão instaladas com o consentimento do morador, pois é de suma importância anotar todas as informações necessárias em uma ficha, para que seja feito o acompanhamento. É importante que o morador colabore com o agente, permitindo a instalação da armadilha e mostrando um local adequado.                 
Cariri Principal

Post a Comment