O incentivo à produção científica no Cariri em instituições públicas e privadas da região traz consigo o reconhecimento da importância das pesquisas e de sua representatividade junto à comunidade. Com esta premissa, a II Mostra Científica do Cariri (Mocica) ocorre esta semana, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Juazeiro do Norte. Com apresentação de mais de 130 projetos de autores do Brasil e do mundo, serão abordados temas como ciências biológicas, agrárias, saúde, exatas, humanas e problemas socioambientais. 

A Mocica, integrada ao Movimento Científico Norte Nordeste (Mocinn), foi criada a partir do desejo do professor Ricardo Fonseca, em fazer uma feira científica local. Com sua primeira edição, a Mostra já nasceu grande, tendo reconhecimento internacional e sendo porta de entrada para eventos científicos em outros países. “Este ano vem gente da Chile, Argentina, Colômbia, Paraguai e de outros países”, explica o professor. 

Entre os participantes, ele destaca Luiz Fernando da Silva Borges, jovem cientista que foi destaque na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel. Além dele, estão confirmados nomes como José Manuel Lobo, geólogo do Deserto do Atacama; Joana D’Arc Félix de Sousa, PhD em Química pela Universidade de Harvard e cientista ganhadora do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2016; Cícero Ramos da Silva, fundador do Projeto Respeitando a Natureza (RAN), entre outros. 

“Queremos que todos visitem a Mostra e que professores participem. Eles serão avaliadores” cita o professor, ao explicar que todos serão orientados pelo coordenador da avaliação, Fabiano Zunin, e receberão manual para que visitem o ginásio onde estarão os expositores. Como acredita, é necessário que os docentes atentem para a metodologia de ensino, que necessita atrair os alunos e fazer com que estes despertem para a importância da educação em suas vidas para que, desta forma, ocorram mudanças positivas na sociedade. 

Serviços 

II Mostra Científica do Cariri (Mocica) / De 28/08 a 01 de setembro, a partir das 8h / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) / Juazeiro do Norte.                     (Jornal do Cariri)

Post a Comment