Rafael Branco e o vereador Tico da Serrinha com Eunício
O presidente do Senado, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), recebeu nesta quarta-feira (09), uma comitiva de lideranças políticas dos municípios do Crato e de Quixeramobim que vieram pedir o apoio do parlamentar para conseguir, junto ao ministério da Educação (MEC), a autorização para instalação do curso de medicina nessas cidades. Também participaram do encontro os deputados federais Genecias Noronha (Solidariedade-CE) e Moses Rodrigues (PMDB-CE).
Na semana passada, o presidente do Senado antecipou informação do MEC relacionando cinco municípios cearenses a serem contemplados com a faculdade.
Como Crato e Quixeramobim não estavam entre os beneficiados, os representantes resolveram solicitar o reforço de Eunício junto a pasta.
O deputado estadual Tomaz Holanda, reconheceu que o município de Quixeramobim foi penalizado em razão de problemas na documentação. “Hoje ficamos sabendo que tivemos problema com a documentação”, disse.
Tomaz reconheceu o empenho de Eunício para ampliação da rede de ensino superior no interior do Ceará e disse que acredita no seu trabalho. “A gente sabe da força do senador Eunício Oliveira e eu não tenho dúvidas que o presidente do Senado não vai medir esforços para ajudar nossa cidade”, afirmou.
A comitiva foi recepcionada na presidência do Senado
O prefeito do Crato, Zé Ailton, também ressaltou as iniciativas de autoria do senador Eunício a favor dos cearenses e pediu apoio para atração do curso de medicina. “Seu apoio é a chave para que esse curso, que foi prometido e nunca saiu, venha a sair e beneficiar nossa região”, disse.
Eunício explicou que os dois municípios estão devidamente credenciados para a instalação do curso, entretanto, foram prejudicados em razão da documentação. O presidente do Senado acrescentou ainda que independentemente de filiação partidária, trabalhará sempre pelos cearenses que mais necessitam e jamais deixará de atuar por aqueles que solicitam seu apoio. “Não pensem que eu me dei por satisfeito com esses cinco cursos já autorizados pelo ministério. A nossa intenção é trabalhar para que o ensino superior de qualidade seja ampliado no interior do Ceará beneficiando muitos outros municípios, como Crato e Quixeramobim”, garantiu.
Eunício elogiou a comitiva que resolveu unir todas as forças políticas que representam as localidades em torno de um único objetivo. “Essa luta ainda não acabou. E eu fico muito feliz que você todos se uniram, independente do interesse pessoal de cada um, por causa de uma missão que é muito maior: melhorar a educação superior do nosso Ceará”, parabenizou.
O senador cearense finalizou o encontro afirmando que atuará para que um novo edital seja publicado. “Vocês terão o meu compromisso para lutar, e conseguir, nem que seja a publicação de um novo edital. Independe de qualquer coisa, de qualquer posicionamento político, vocês podem contar com meu apoio integral”, finalizou. Eunício citou várias vezes as questões de posicionamento político por muitos ali não fazerem parte do mesmo grupo político o qual o peemedebista faz parte.
Até agora, o MEC confirmou o lançamento de um edital autorizando a instalação do curso de medicina nas cidades de Iguatu, Itapipoca, Quixadá, Crateús e Russa.
Participaram da audiência com Eunício os vereadores do município do Crato, Thiago Esmeraldo e Francisco Felix; o empresário cratense, Rafael Branco; o presidente da Câmara de Dirigentes Logistas do Ceará, José Alves Lobo; representante do Sindlojas, José Gilson Ribeiro; o Diretor do Instituto Federal, Joaquim Rufino Neto; o Pró-reitor do Instituto Federal do Ceará, José Wally; e as lideranças João Correia Saraiva, Normando e Tiago Ribeiro. Da cidade de Quixeramobim participaram o vereador Roberlan Saldanha; e as lideranças, Pedro Henrique, Rômulo Filho, Hebert Viana, Dinajar e Haroldo Praxedes.        Cariri

Post a Comment