Os prefeitos Arnon Bezerra (Juazeiro do Norte) e Zé Ailton Brasil (Crato) deram mais um passo em direção à realização do projeto de instalação de sistema de teleférico em seus respectivos municípios. Recentemente, ambos visitaram alguns países europeus para conhecerem a tecnologia desses equipamentos. 

De acordo com o secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, o prefeito Arnon Bezerra tem a intenção de abrir um processo licitatório para iniciar a obra do teleférico ainda neste ano. Júnior explica que a cautela em relação à instalação do bondinho é essencial para garantir a segurança e funcionalidade do veículo. 

“Para não acontecer como em Ubajara, que o poder público não teve condição financeira para fazer a manutenção do equipamento, há uma preocupação com os mínimos detalhes antes de se criar o de Juazeiro. O prefeito Arnon quer o que há de melhor. Não é só colocar um equipamento que possa atender a demanda regional, mas principalmente que ele venha a funcionar da forma adequada e a manutenção da funcionalidade seja garantida”, disse Júnior. 

O secretário afirma que, após o retorno do gestor, deve definir o valor necessário para tirar o equipamento do papel, além da previsão dos prazos para início e término da obra. Ele ressalta que o atual projeto pode sofrer modificações, mas, atualmente, ele está previsto para sair do Luzeiro do Norte à Colina do Horto. 

“O teleférico vai ser de grande valia para o desenvolvimento não só de Juazeiro, mas de toda a região do Cariri. É um equipamento que irá facilitar a acessibilidade para quem pratica a fé, que quer visitar a Coluna do Horto, tendo esse visual de forma diferenciada do mirante. É algo que vai incrementar o turismo para os romeiros, para os visitantes, moradores e acreditamos que vai trazer um maior número de turistas para a região”, completou Feitosa. 

Embora os detalhes de quem irá ficar à frente da administração do equipamento não estejam definidos, porque pode ser que seja a iniciativa privada, como forma de garantir o capital para a manutenção do veículo, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), prontificou-se a ajudar com a liberação de verbas, pelo Ministério do Turismo, para a obra, que também será financiada pelo Governo do Estado. 

O teleférico do Crato também será uma obra do governo estadual. O equipamento deve ser instalado pelo entorno da estátua de Nossa Senhora de Fátima, no Barro Branco, como forma de potencializar o turismo religioso. Com isso, a região do Cariri passará a contar com três teleféricos, incluindo o do Caldas, obra em andamento em Barbalha.                    (Jornal do Cariri)    Cariri Principal

Post a Comment