Após uma programação de dois dias que contou com vários lançamentos de livros, debates, palestras, espetáculos teatrais, shows musicais e contação de histórias, o encerramento da I Festa do Livro de Juazeiro do Norte (I Flijuno) foi marcado com o lançamento do livro ‘Juazeiro do Norte - Cidade da Gente’, estudos regionais I e II”. De autoria dos pesquisadores e professores de Juazeiro do Norte, Chessman Alencar, Conceição de Maria, Djailson Malheiros, Karla Lima, Maria José Sales e Núbia Ferreira, o novo livro didático traz um conteúdo especificamente voltado à realidade do Município, o que dará uma nova característica à disciplina de Estudos Regionais, que faz parte da grade curricular da rede de ensino.
De acordo com um dos organizadores do livro e técnico da Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (Seduc), Professor Djailson Ricardo Malheiros, o livro vem suprir uma carência que existia há muito tempo. “Os professores reclamavam que precisavam de mais material e o pouco que utilizavam nas salas de aula vinha, geralmente, da internet”, comenta ele.
Com esse novo livro, as crianças terão a oportunidade de passar pela Disciplina Estudos Regionais, e ter, desde cedo, uma vivência de conteúdos que tratem de temas regionais com um olhar voltado para a cidadania. “Esse livro contempla toda essa nossa carência e vai beneficiar todos os estudantes do ensino fundamental I e II da rede municipal de ensino”, reforça.
O Diretor da Didáticos Editora, Érico Medeiros, responsável pela editoração do livro, explica que a construção da publicação com uma equipe de profissionais da própria região, composta por diagramadores, fotógrafos, revisores, ilustradores e escritores facilitou todo o trabalho, que contou com o fundamental apoio da Secretária de Educação, Maria Loureto de Lima. 
Capacitação de professores
A primeira tiragem do livro deverá ser entregue até o final de agosto deste ano. Após isso, deverá ser feito todo um trabalho de formação e capacitação dos profissionais da educação da rede municipal de ensino (gestores, coordenadores pedagógicos e professores). Segundo Érico Medeiros, a partir do planejamento da SEDUC, a capacitação deve contemplar os professores sequencialmente de acordo com as séries em que atuam, do 1º ao 9º. “Apesar de contar a mesma história, a forma que ela será transmitida irá ser diferenciar pelas séries e faixa etária dos alunos”, ressalta Érico Medeiros.                         (Assessoria de Comunicação)                                     Cariri

Post a Comment