O Município de Juazeiro do Norte, sede da 21ª Regional de Saúde, recebeu, nesta quarta-feira, 02, o lançamento do Programa Qualifica APSUS, o programa de qualificação da Atenção Primária, promovido pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, em parceria com os Municípios.O evento de lançamento aconteceu no auditório da Estácio FMJ, com a presença de diversas autoridades municipais. Além de Juazeiro do Norte, Jardim, Missão Velha, Caririaçu, Barbalha e Granjeiro, também aderiram ao programa.
O programa vai funcionar da seguinte maneira: foram formados facilitadores regionais, que deverão realizar as oficinas com as equipes. Serão seis encontros, com intervalo de 45 dias entre eles. Também serão realizadas capacitações complementares. Em Juazeiro do Norte, a facilitadora é a Secretária Executiva de Saúde, Francimones Rolim.
As oficinas terão os temas: Atenção Primária à Saúde – fundamentos, gestão e avaliação da qualidade; Processos básicos na Atenção Primária à Saúde – territorialização, cadastramento e diagnóstico local; Condições crônicas na Atenção Primária à Saúde; Eventos agudos na Atenção Primária à Saúde; Ações de prevenção e gerenciamento dos microprocessos de risco na Atenção Primária à Saúde; Monitoramento e avaliação na Atenção Primária à Saúde.
O objetivo do programa é qualificar o atendimento e serviço prestado nas Unidades de atenção primária, a fim de promover melhorias e maior eficácia, em todos os procedimentos, desde os mais simples, até a classificação de risco dos pacientes que procuram o suporte. Ao longo do treinamento, as equipes receberão metas, e ao alcançá-las, serão classificadas de acordo com os índices.                        (Assessoria de Comunicação)                   Cariri

Post a Comment