A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte possui saldo de mais de 2 mil vacinas para o público, que de acordo com novo esquema vacinal, deverá receber três doses. O Ministério da Saúde, na última sexta-feira, 18, ampliou temporariamente, através do Programa Nacional de Imunização, a faixa etária da vacina HPV para adultos de até 26 anos. A medida, antes proposta apenas para adolescentes menores de 15 anos, vale para os municípios com estoque de doses que vençam até setembro deste ano. Para receber as doses, as pessoas devem comparecer aos PSFs mais próximos portando cartão de vacinação.
A indicação da vacina, segundo a coordenadora de Imunização, Márcia Rodrigues, foi feita devido ao estoque que sobrou frente à demanda de jovens atendidas nas Unidades de Saúde do município. Para evitar perdas devido à proximidade do vencimento das doses, a secretaria disponibiliza a imunização para o novo público alvo, antes disposto apenas homens e mulheres portadores de HIV, oncológicos ou que fizeram transplantes. “Ampliando para esse grupo de pessoas até 26 anos, que na época de adolescência não tinha essa vacina gratuitamente, é uma oportunidade ímpar de ficarem imunizadas”, diz Márcia.
A coordenadora alerta que, mesmo quem já tenha tido contato com o vírus, pode melhorar a imunidade. “O HPV possui vários tipos de vírus. A vacina cobre os quatro principais. No momento em que recebo as doses, vou estar tendo anticorpos suficientes para combater a atuação dos mais perigosos”, pontua ela.
A vacina contra HPV é a principal forma de evitar várias doenças, como o câncer de colo de útero que é responsável pelo alto número de mortes de mulheres no país. A imunização também previne contra os cânceres de orofaringe, pênis e ânus. As unidades de Saúde que forem realizando a vacinação, caso tenham necessidade, podem fazer reposição das doses da vacina. Após setembro, os pacientes portadores de HIV, oncológicos ou que fizeram transplantes, continuam no calendário vacinal de rotina.           (Assessoria de Comunicação)                          Cariri

Post a Comment