O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) lança o curso técnico em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras), na região do Cariri, sendo também o primeiro do gênero no Ceará. Com matrículas já abertas, as aulas acontecem a partir do dia 21 de agosto, no período noturno, no Senac Unidade Crato.Para participar do curso, é preciso ter a idade mínima de 17 anos, estar cursando ou ter completado o 2° ano do ensino médio.

“A região do Cariri foi definida como a primeira para ofertar o curso porque se destaca por ter uma comunidade surda bastante atuante, e também por ter sido percebida a necessidade de formação de profissionais para atender às demandas sociais e do mercado de trabalho, promovendo o acesso nos diversos espaços sociais, além da garantia da inclusão na sociedade, fazendo-se cumprir direitos e deveres, previstos na Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002”, destaca Sidarta Cabral, gerente de tecnologia e desenvolvimento educacional do Senac Ceará.

“É notório o crescimento pela procura do intérprete em Libras no mercado, tendo em vista a acessibilidade e a inclusão social, um dos valores que norteiam as ações e os projetos desenvolvidos pelo Senac. Com a oferta do curso, pretende-se contribuir para uma formação que atenda de fato e de direito as demandas da comunidade surda”, relata o gerente da unidade, Cristiano Saraiva. Ele afirma ainda que alunos do curso Libras Básico 160h, que já vem sendo ofertado pelo Senac-CE, se destacaram em seleções realizadas recentemente pela Prefeitura Municipal do Crato, pelo Governo do Estado do Ceará e em universidades.

Ministrado por docentes especialistas, o novo curso técnicotem 1200 horas/aula e habilita o profissional em processos de interpretação da língua de sinais, na forma escrita e oral. Entre os diferenciais do curso, estão a adoção do novo modelo pedagógico Senac - que contempla as diretrizes mais atuais no que se refere à educação profissional, bem como a necessidade de realização de estágio, reafirmando o padrão de qualidade da Educação Profissional oferecida pela Instituição com foco no desenvolvimento de competências.

O profissional qualificado terá competência para atuar em organizações públicas e privadas de segmentos variados, tais como as áreas de comércio, serviços, turismo, indústria, associações, igrejas, eventos, além de instituições de ensino e pesquisa. Vale ressaltar que o curso do Senac contempla o Código de Ética do Intérprete/Tradutor, o Decreto de Libras e a Lei do Intérprete/Tradutor de Libras.

“Dentro do Sistema Fecomércio, o Senac tem como missão institucional educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo, tendo como valores a inclusão social e a educação para autonomia. Além de ter como foco tornar-se a instituição brasileira que oferece as melhores soluções em educação profissional reconhecida pelas empresas”,  destaca Sidarta Cabral. “Certamente, a implantação desse curso reforça a missão da instituição”, finaliza.

SERVIÇO

Curso técnico em Tradução e Interpretação de Libras

Início das aulas: 21/08

Dias: De segunda a quarta-feira

Horário: De 18h às 20h

Local: Senac Unidade Crato (Praça da Sé, 596 – Centro – Crato)

Mais informações: 88 3586.8750                          (Cariri - Ceará.com)

1 Comentários

Postar um comentário