A partir da quarta-feira 27 de setembro, os municípios de Barbalha, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte e Missão Velha, na região do Cariri, terão o sinal de TV analógico desligado e passarão a receber sinal digital.

Pelo fato das muitas propagandas e do sinal estar sendo desligado no município vizinho de Missão velha, milagrenses e abaiarenses estão questionando se é preciso mudar os receptores antigos para os que recebem o sinal digital.  De acordo com o site Seja Digital, a migração do sinal de TV aberta do analógico para o digital nos município de Milagres e Abaiara, está previsto para acontecer em um final de ano, para ser mais preciso, na virada do ano, em um domingo, no dia 31 de dezembro de 2023. Esta mesma data é váalida para todas as cidades do centro sul do Cariri.

Até esta data não é necessário, comprar conversor digital, ou outro tipo de equipamento para receber o sinal digital. Caso o consumidor compre uma TV moderna que já venha com o equipamento instalado já estará preparado para receber o sinal em 2023, isso se não houver alteração nas datas como já houve anteriormente.

Assim que o sinal analógico de TV for desligado, toda a programação dos canais abertos transmitidos pelo sinal analógico deixará de ser exibida. A tela de sua TV exibirá uma mensagem informando que o sinal analógico foi desligado e que a programação continua sendo exibida pelo sinal digital.

Sobre o sinal analógico
A televisão brasileira está passando por uma grande evolução. Até dezembro de 2018, mais de 1300 cidades do Brasil terão o sinal analógico de TV desligado. Todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital, que transmite a programação com imagem e som de cinema.

O desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700MHz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida por todo o país. O 4G é uma das tecnologias para telefonia móvel mais avançadas e permite que dispositivos como celular, smartphone, laptops e tablets acessem a internet com velocidades mais rápidas. E a cobertura do sinal 4G em ambientes fechados é muito melhor, quando usada a faixa de 700 MHz.

A expansão do 4G em 700 MHz vai favorecer todo mundo, seja o cidadão que usa seu smartphone para se divertir com vídeos, músicas e redes sociais, ou para os estudantes, empresários e empreendedores que precisam acessar a internet de qualquer lugar com rapidez e qualidade.
Para saber mais sobre o sinal analógico acesse: http://www.sejadigital.com.br/home.              (Site Okariri)        Cariri Principal

Post a Comment