Juazeiro do Norte. Nesta sexta-feira (15), dia Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade, o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes,  completa 63 anos de atividade. Com capacidade para atender 800 mil passageiros por ano, o terminal é um dos maiores e mais movimentados no interior nordestino, se destacando pelo turismo religioso. Além do Cariri e Centro- Sul, o equipamento atende passageiros vindos do interior da Paraíba, Pernambuco e Piauí.
A cidade atrai de milhares de fiéis do padre Cícero Romão Batista, procedentes de diversos pontos do país, que desembarcam no aeroporto para as romarias. Hoje, o aeroporto conta com voos para Petrolina e Recife (PE), Campinas e Guarulhos (SP), Fortaleza (CE) e Brasília (DF), operados por três companhias. No total, são 18 operações diárias entre pousos e decolagens. No ano passado, mais de 534 mil passageiros passaram pelo terminal juazeirense.
O superintendente do aeroporto, Rodrigo Siebra, afirma que o terminal é de extrema importância para o desenvolvimento do turismo religioso e negócios da região, terceiro maior polo da indústria calçadista do Brasil. “Um imprescindível equipamento para o desenvolvimento e fomento de toda a região do Cariri e demais cidades atendidas pelo aeroporto”, diz.
O aeroporto vem passando por melhorias, principalmente, a partir de 2012, quando a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) assumiu a sua administração. Em julho do ano passado, um novo estacionamento foi inaugurado, ampliando as vagas dos veículos de 80 para 200. A Avenida Virgílio Távora, próxima ao terminal, também passou por duplicação. Atualmente, o sítio aeroportuário compreende uma área de 1,28 milhão de m², e a pista de pousos e decolagens tem 1.800 metros de cumprimento por 45 metros de largura.
Reforma

No mês de junho o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, anunciou reforma no aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. As obras terão início em outubro deste ano, com conclusão prevista para março de 2018. Serão investidos R$ 30 milhões na ampliação do pátio e recuperação de duas taxiways – faixas que permitem o taxiamento dos aviões -, que permitirá ao terminal receber aviões de grande porte.                   (Blog Diário Cariri)

Post a Comment