As comportas da Barragem de Tucutu, em Cabrobó (PE),
foram abertas para que a água do "Velho Chico" avance
até o reservatório Terra Nova. FOTO: Eduardo Queiroz
As águas do Rio São Francisco começam a avançar no Eixo Norte, que vai transpor o recurso hídrico para o Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e áreas do próprio Pernambuco. A previsão do Ministério da Integração é que o Ceará seja beneficiado com a obra até fins de janeiro de 2018, a partir da chegada da água em Jati, no Sul do Estado. Na manhã de ontem, as comportas da Barragem de Tucutu, em Cabrobó (PE), foram abertas para que a água do "Velho Chico" avance até o reservatório Terra Nova. Quase mil operários estão trabalhando na conclusão do trecho Norte 1.
O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, vistoriou, nesta segunda-feira (11), o andamento das obras da primeira etapa do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que passam pelos estados de Pernambuco e do Ceará.
Em Cabrobó (PE), o titular da pasta e equipes técnicas acompanharam os serviços na primeira estação de bombeamento, responsável por impulsionar as águas do Rio São Francisco por mais 43,9Km subsequentes até chegar ao reservatório Terra Nova, no mesmo Município.
O enchimento das estruturas nesse trajeto deverá ser finalizado em até 15 dias. "Nossa meta é antecipar os prazos. Estamos trabalhando para que a água chegue ao reservatório de Jati até o fim de janeiro do próximo ano, garantindo a funcionalidade ao Ceará, já atendendo Pernambuco e seguindo rumo à Paraíba e ao Rio Grande do Norte", afirmou Barbalho. Segundo ele, até o fim do primeiro semestre de 2018, as águas devem alcançar a última estrutura do Eixo Norte para o Rio Grande do Norte.
Após inspecionar o funcionamento dos equipamentos hidromecânicos e elétricos da estação de bombeamento, Helder Barbalho acompanhou a chegada da água ao reservatório Tucutu - primeiro do eixo - situado após 7Km da unidade elevatória. Na ocasião, foram abertas as comportas desse açude para que as águas avancem pelos canais até o reservatório Terra Nova, completando 45Km com água no Eixo Norte.
Ao longo do trajeto, as águas passarão por quatro aquedutos (Logradouro, Saco da Serra, Mari e Terra Nova) - implantados entre as duas barragens. "Nosso prazo estimado é acionar a segunda estação de bombeamento em cerca de 30 dias", acrescentou o ministro.                  (Diário do Nordeste)                Principal

Post a Comment