Alunos realizam mutirão de limpeza na
Cascata, em Crato. FOTO: Pedro Ivan Correia
Crato. Os estudantes da escola EEIEF Aderson da Franca Alencar deram uma aula de preservação ambiental. Na manhã de ontem (26), os alunos realizaram um mutirão de limpeza na Cascata, no bairro Lameiro, que diariamente atrai visitantes. A atividade, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, Secretaria de Educação, Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e SAAEC, reuniu jovens do 7º, 8º e 9º ano. Na ação, também foram lançadas bombas de sementes no intuito de contribuir com o reflorestamento da Chapada do Araripe.

A atividade teve como orientador pedagógico o professor Pedro Ivan Correia, que dinamizou assuntos relacionados a questão do meio ambiente, a preservação e o papel da população nesse contexto. Em seguida, os alunos recolheram garrafas plásticas, sacolas, latinhas de cerveja, entre outros materiais deixados no local. Para a educadora ambiental Alciene Saraiva ações como essas, trabalhadas em conjunto, que alcançam os melhores resultados. “Unidos, estamos desenvolvendo os projetos municipais de forma intersetorial, com objetivos e metas em conjunto voltados para o progresso”, afirma.

De acordo com Cristina Diogo, consultora do Núcleo de Educação Hidroambiental da SAAEC, que supervisionou a atividade, aquela manhã foi um momento de interação com aprendizado teórico e prático com foco na preservação e conservação do meio ambiente. “Foi mais uma valorosa experiência de jovens estudantes com as bombinhas de sementes, que já fazem parte da simbologia da preservação da nossa chapada” ressalta Cristina.


A cascata faz parte do Geossítio Batateiras e fica a aproximadamente 3km da sede de Crato. O local, que pertence ao Parque Estadual Sítio Fundão, é cortado pelo rio Batateira que forma quedas d’água que atrai os visitantes. Sua área, também, é rodeada de trilhas ecológicas e nascentes que guardam histórias e lendas indígenas. Naquele bioma é possível encontrar o Soldadinho do Araripe, ave em extinção natural da Chapada do Araripe.                             (Blog Diário Cariri)

Post a Comment