Aprovados no concurso público para professores efetivos da Universidade Regional do Cariri no início do ano passado, há pouco mais de um ano enfrentam uma amarga espera até que sejam nomeados e possam efetivamente tomar posse. A nomeação, marcada pelo governador Camilo Santana (PT) para o dia 18 de agosto, não aconteceu por conta de uma manifestação estudantil momentos antes da solenidade no auditório da universidade.

"Foi com grande alegria que nós e nossos familiares recebemos o convite oficial para o ato solene de nossa nomeação [...] e nos dirigimos à Urca para tanto. Diz o professor Guilherme Mariano, que mora em São Paulo. Assim como ele, outros aprovados saíram dos seus estados de origem para participar da solenidade com o governador.

A suspensão dessa nomeação afeta diretamente a Urca e pessoalmente a rotina dos aprovados, destaca o professor. Ele salienta que Já se passaram dois anos desde a aprovação do edital 003/2015-GR em 2015. "No que toca à Urca, há disciplinas sem professores dentro deste período, assim como a defasagem na pesquisa científica da unidade", completa.

O grupo de estudantes da URCA que se manifestou no dia da nomeação - um ato solene com a presença do governador - protestava contra os cortes de bolsas estudantis. O grupo, minutos antes da solenidade, forçou a entrada no auditório após um pequeno conflito com os seguranças. A Polícia Militar foi acionada, mas não houve necessidade de agir.

A Pró-reitoria de Graduação da URCA informou que, apesar de não ter uma data marcada para nomear os professores, "acredita que será em breve", e que o reitor Patrício Melo está em contato constante com representantes do governo. O gabinete do Governo do Estado disse que a solenidade deve acontecer nas próximas semanas, com a presença de Camilo Santana, que chega na tarde desta sexta-feira de uma viagem à China.                              (Site Miséria)                        
Cariri Principal

Post a Comment