Crato. Teve início na tarde de ontem (24) a Mostra Repertórios em Casa, semana de espetáculos de teatro que vai até o próximo sábado (30). Ao todo, serão sete apresentações na Casa Ninho, que fica em frente a praça da RFFSA, na Rua Ratisbona. O evento é uma organização dos dois coletivos teatrais que coordenam o espaço, o Grupo Ninho de Teatro e o Coletivo de Atuantes em Cena, além do Grupo Arruaça, como convidado.

Desde 2011, a Casa Ninho está de portas abertas para receber grupos de teatro e trabalhos em outras linguagens, convidando artistas locais e de outros lugares. A Mostra Repertórios em Casa é uma forma que os grupos encontraram de manter o espaço, apresentando seus trabalhos e acolhendo as pessoas. “Nestes seis anos de resistência, atendemos a milhares de pessoas oferecendo às mesmas algo precioso: nossa cultura e nossa identidade”, explica Sâmia Oliveira, atriz que compõe o Grupo Ninho de Teatro.

Para a realização do evento, os grupos contam com o apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste e Serviço Social do Comércio (Sesc-Ce), unidade Crato. No entanto, isso não é suficiente para a manutenção da Casa Ninho ao longo do ano. A partir disso, o Grupo Ninho de Teatro e o Coletivo Atuantes em Cenas resolveram adotar ingressos colaborativos: Pague Quanto Puder. Quem visitar a Mostra pode contribuir com o valor que dispuser no momento, mas também terão espetáculos gratuitos.

Os grupos
O Grupo Ninho de Teatro é formado pela união de artistas residentes no Cariri cearense. O encontro destes artistas se deve às convergências de opiniões e gostos pelas mesmas linguagens teatrais. Em 2011, criaram a Casa Ninho e, desde então, desenvolve seus espetáculos como Avental todo sujo de ovo (2009), Charivari (2009), O menino fotógrafo (2012) e Jogos na hora da sesta (2012), entre outros. Já Coletivo Atuantes em Cena surgiu, em Juazeiro do Norte, a partir de 2013, a partir da construção de espetáculos ancorados ao curso de Licenciatura em Teatro, da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Programação
25, segunda, às 19h30
Espetáculo: O Pequeno Príncipe (Coletivo Atuantes em Cena)
Local: Casa Ninho
Classificação: Livre/ Entrada: Pague o Quanto Puder

26, terça, às 19h30
Espetáculo: Cardinal (Coletivo Atuantes em Cena)
Local: Casa Ninho
Classificação: 16 anos. Entrada: Gratuita

27, quarta, 15h
Mesa: Políticas Culturais – Fomento as Artes Cênicas do/no Cariri
Local: Casa Ninho
19h30
Espetáculo: Pela Noite (Grupo Arruaça)
Local: Casa Ninho
Classificação: 14 anos. Entrada: Pague o Quanto Puder

28, quinta, 19h30
Espetáculo: Avental Todo Sujo de Ovo (Grupo Ninho de Teatro)
Local: Casa Ninho
Classificação: 14 anos. Pague o Quanto Puder

29, sexta, 19h
Espetáculo: Poeira (Grupo Ninho de Teatro)
Local: Casa Ninho
Classificação: 16 anos. Entrada: Gratuita


30, sábado, 19h30
Espetáculo: O Sagrado e o Profano, as vozes de uma cidade (Coletivo Atuantes em Cena)
Local: Casa Ninho
Classificação: 14 anos. Entrada: Pague o Quanto Puder                  (Blog Diário Cariri)

Post a Comment