A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação, realiza, nesta quinta-feira, desfile pelo Dia da Independência do Brasil. As comemorações terão início a partir das 7h30, com hasteamento das bandeiras. Um palanque com as autoridades será montado de frente à Prefeitura Municipal, e contará com a presença do Prefeito, Arnon Bezerra, e secretários municipais.
O desfile cívico terá um formato diferenciado, voltando a acontecer na Rua São Pedro, com concentração dos grupos nas imediações do Mercado Senhora Santana. O hasteamento das bandeiras com a execução do hino nacional acontecerá na praça da Prefeitura.
Já o desfile será feito em marcha militar da rua Pio X até a Rua Santa Luzia. Os grupos militares, paramilitares e as escolas com suas respectivas fanfarras não irão parar em frente ao palco das autoridades para evoluções, como ocorreu em anos anteriores. “Esse novo formato tem objetivo de resgatar o sentimento cívico e o verdadeiro significado da data que é a comemoração da Independência do Brasil”, lembra a Secretária de Educação, Maria Loureto.
A parte artística da apresentação das fanfarras acontecerá entre a rua Santa Luzia e a Praça Padre Cícero. De acordo com a organização, essa foi a forma encontrada para equilibrar a necessidade de resgatar o desfile de 7 de setembro, como um momento cívico, e também valorizar o trabalho das fanfarras que passam o ano inteiro ensaiando e se organizando para a data.
A ordem do desfile das escolas foi definida mediante sorteio realizado na presença dos representantes das escolas no dia 23 de agosto, no auditório da Crede 19. O desfile de 07 de setembro em Juazeiro do Norte contará com a ação integrada das Secretarias de Educação, Saúde e Segurança que além do apoio logístico, disponibilizarão uma ambulância com profissionais da saúde, a Guarda Municipal e o Demutran. Polícia Militar e Tiro de Guerra entrarão com apoio na segurança e organização.
Os técnicos da Seduc, os professores Joeuda Melo e Wanderlô Guedes, organizadores do desfile, explicam que durante todo o percurso, as equipes da Secretaria de Educação estarão no acompanhamento e orientação das escolas durante o trajeto. “A ideia é fazer com que o desfileaconteça dentro do planejado, evitando atrasos e contratempos”, comenta Joeuda Melo.
Ordem do desfile 
Tiro de Guerra  10.005
Polícia Militar do Ceará
PROERD
Bombeiros
SAMU
Guarda Municipal
DEMUTRAN
Escoteiros
Os Desbravadores
Maçonarias
Pelotão Militar Motorizado
Col.  Militar do Ceará
ESCA – Educandário Sorriso Criança em Ação
EEF Odorina Castelo Branco
EEMTI  Tiradentes
EEEF João Alencar de Figueiredo
EEM Antônio Conserva Feitosa
EEM Gov. Adauto Bezerra – 2º Grau
EEEP Raimundo Saraiva Coelho
EEMTI Presidente Geisel – Polivalente
Colégio Batista
EEM José Bezerra Menezes
EEF Antônio Ferreira de Melo
EEEP Prof. Moreira de Sousa                     Cariri  Principal

Post a Comment