Na última sexta-feira, a UFCA debateu a ampliação
de espaços para a comunidade surda em Juazeiro.
FOTO: Helio Filho
Juazeiro do Norte. Entre os dias 26 e 29 de setembro, acontecerá a IX Semana Comemorativa ao Dia do Surdo, promovida pela comunidade surda de Juazeiro do Morte e apoio da Prefeitura Municipal. O evento contará com palestras, oficinas e mesas redondas que irão abordar os avanços e os desafios enfrentados pelas pessoas surdas. Abrindo a semana, nesta terça-feira, às 07h30, acontecerá XI Passeata dos Surdos, com concentração no Colégio da Polícia Militar do Ceará.

As atividades que marcam o dia do surdo (26 de setembro) já deram início na semana passada. A Central de Interpretação de Libras (CIL) desenvolveu palestras e capacitações nos diversos órgãos de serviços públicos em Juazeiro do Norte. Já na última sexta-feira (22), promoveu mais um encontro para a comunidade surda na Universidade Federal do Cariri (UFCA), campus Juazeiro, em parceria com a coordenadoria de acessibilidade da instituição. O objetivo das atividades é reduzir as barreiras de comunicação, enfrentadas cotidianamente por pessoas surdas.

As palestras acontecem com o intuito de expressar a urgência de uma reestruturação na comunicação, principalmente dos setores públicos. “Sabemos que a burocracia dentro de um órgão público é enorme e muitas vezes muito complicado, imagine para as pessoas que utilizam a Língua Brasileira de Sinais para se comunicar. A sociedade como um todo já deveria estar preparada para interagir com a pessoa surda”, disse a diretora da Central de Libras de Juazeiro do Norte, Cleide Barbosa.

Licenciatura


Ano passado, foi aprovado a implantação do curso de licenciatura em Letras/Libras na UFCA. O curso será o primeiro do interior do Ceará. Segundo a Coordenadoria de Acessibilidade da UFCA, a implantação tem o propósito de atender às demandas impostas pela inclusão dos surdos na Educação e a inclusão da Língua Brasileira de Sinais, como disciplina no currículo educacional, formando professores para o ensino de Libras nos níveis fundamental, médio e superior.                        (Blog Diário Cariri)

Post a Comment