Eleito Conselho Municipal de Cultura de Juazeiro.
FOTO: Helio Filho
Em Assembleia Geral realizada na manhã desta quarta-feira, 27, foi eleita a nova composição do Conselho Municipal de Cultura do Município de Juazeiro do Norte. A eleição dos novos membros aconteceu dentro de um clima de tranquilidade. Democraticamente, os artistas de cada segmento presente puderam participar de debates e das reuniões que elegeram por aclamação os novos conselheiros.

O Secretário de Cultura, Alemberg Quindins, avaliou de forma positiva o resultado da Assembleia. Ele destacou a intenção do Prefeito Municipal Arnon Bezerra em retomar os debates sobre a Cultura de Juazeiro do Norte e do Cariri. “Nós temos o pensamento de uma plataforma menos festiva e mais estrutural e uma responsabilidade que é transformar nossa realidade em algo melhor do que ela está. Para isso, precisamos de integração entre o poder público e os segmentos artísticos”, destaca o Secretário.

O novo Conselho Municipal de Cultura é um dos componentes obrigatórios do Sistema Municipal de Cultura e terá vigência de 2 anos. Seu objetivo é garantir a participação da sociedade civil, no planejamento das ações culturais do Município em parceria com o Estados e a União.

De acordo com a Diretora de projetos e políticas culturais da Secult, Maria do Carmo Carvalho, o próximo passo é que cada segmento artístico crie seu fórum para a realização de reuniões e estudos das leis que regem as políticas culturais. “A Secretaria de Cultura está dando início a um processo. O papel do Conselho é manter o controle das ações culturais do Município. Ele está formado e agora seus membros devem dar sequência aos trabalhos”, comenta Maria do Carmo Carvalho.

Conselho Municipal x Sistema Municipal de Cultura

O Conselho Municipal de Políticas Culturais é um dos componentes obrigatórios do Sistema Municipal de Cultura, advindos do Sistema Nacional de Cultura -MinC, que visa garantir a participação da sociedade civil, no planejamento e orçamento para as ações de municípios e estados, em parceria com a União. Assim é criada e organizada a política de Estado da Cultura no país. 

O Sistema Municipal de Cultura foi criado através da lei municipal de nº 4001 de 14 de maio de 2012. Essa lei define os princípios, objetivos, estrutura, organização e gestão da cultura municipal e reforça a institucionalidade dos componentes que definem a estrutura do sistema municipal, podendo citar a Secretaria de Cultura e o Conselho Municipal de Política Cultural como já instituídos, bem como o fundo municipal, que faz parte do programa de incentivo à Cultura do município, o PAIC.

Novos Conselheiros

Os novos membros do conselho, titulares e suplente, são representantes de vários segmentos artísticos. Entre eles:

Artes Cênicas
Membro titular: Lucion Caeira 
Suplente: João Alves

Artes Visuais
Membro titular: Petrônio Sampaio Alencar
Suplente: José Stênio Diniz

Associações
Membro titular: Josiel Bernardo da Silva
Suplente: Francisco Josué Farias da Silva

Literatura
Membro titular: Maria do Rosário Lustosa
Suplente: Arnaldo Damásio da Silva

Música
Membro titular: Lindemberg Alves Costa
Suplente: Luciano Pimentel Brayner

Tradição popular
Membro titular: Carlos Alberto Gomide de Freitas

Suplente: José Nilton do Nascimento de Souza                        (Assessoria de Comunicação)                                 Cariri     Principal

Post a Comment