Governo Federal prevê instalação de Usina Nuclear na
 margens do Rio São Francisco. FOTO: André Costa
A visita do presidente Michel Temer a China, pode estar escondendo uma "tragédia." Trata-se do plano do Governo Federal de instalar uma Usina Nuclear nas margens do Rio São Francisco.

Proposta que está na contramão do resto do mundo, que repensa os programas nucleares. Segundo a redação do blog apurou existe o interesse de  Investimento chinês que deverá ser de US$ 20 bilhões e ficará sediado em algum estado nordestino por causa do potencial que a região possui. Uma fonte garantiu que a cidade mais bem cotada para sediar a instalação da Usina Nuclear é Itacuruba, localizada em Pernambuco, nas margens do rio São Francisco.

Segundo especialistas, o município de Itacuruba reúne as melhores condições porque conta com solo estável, oferta de água em abundância (usada para resfriar os sistemas de geração) e localiza-se nas proximidades das linhas de transmissão da Chesf. O Comitê Hidrográfico da Bacia do Rio São Francisco-CHBSF ainda não recebeu nenhuma notificação oficial sobre o assunto. 

De acordo com o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Tang, o projeto, batizado de China Nuclear, prevê o investimento de US$ 20 bilhões em 12 anos de construção. A China tem investimentos fortes no Brasil e os planos se tornaram ainda mais ampliados desde que os ativos brasileiros ficaram desvalorizados com crise nacional e depreciação do real frente ao dólar.

(Blog do Geraldo José)

Post a Comment