A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, através do setor de Vigilância Sanitária, irá integrar, pela primeira vez, o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos – PARA, uma pesquisa realizada em todo o país pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. O objetivo do Programa é monitorar os níveis de resíduos de agrotóxicos em alimentos de origem vegetal para avaliar as situações em que o uso irregular das substâncias pode representar risco à saúde da população.

Na última segunda-feira, 25, fiscais da Vigilância Sanitária do Município participaram de uma capacitação em Fortaleza com os técnicos do Núcleo de Vigilância Sanitária – NUVIS e da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. A capacitação consistiu em como fazer a coleta e embalagem dos produtos, e também sobre a documentação necessária.

As primeiras coletas começarão na segunda-feira, 02 de outubro, em supermercados que tenham o controle da procedência dos produtos hortifrútis comercializados. Nesta primeira semana serão recolhidas cenoura e beterraba. A cada semana um novo tipo de alimento será coletado. Após a coleta, os produtos serão enviados para análise em diversos laboratórios do país. O transporte e análise dos mesmos são de responsabilidade da Anvisa, que posteriormente divulgará em relatórios os resultados da pesquisa.                 Cariri     Principal

Post a Comment