A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, através da Fundação Memorial Padre Cícero, realizará nos dias 04, 05 e 06 de outubro, uma programação em homenagem ao Centenário de Ordenação Sacerdotal do Padre Azarias Sobreira Lobo (1917 - 2017).

O evento contará com cinco rodas de conversa que debaterão sobre o homenageado e sua forte relação com o Padre Cícero e a história de Juazeiro do Norte. Elas serão mediadas pelos pesquisadores Dra. Angela Maria Dantas Sobreira Tavares, Daniel Walker, Renato Casimiro, Armando Lopes Rafael, Renato Dantas e Geová Sobreira.

Além dos debates, será aberta a exposição Padre Azarias Sobreira. O padrinho de meu “Padim”. Com pesquisa histórica de Cristina Holanda, Geová Sobreira, Renato Casimiro e Renato Dantas e expografia do artista plástico Franzé Chaves, o Barrinha, seu acervo é composto por cartas, fotografias e publicações do Padre Azarias, além de objetos pessoais – emprestados e doados para a Fundação Memorial Padre Cícero, por amigos e familiares do sacerdote.

A exposição Padre Azarias Sobreira, O padrinho de meu “Padim”, ficará em cartaz até fevereiro de 2018, na Fundação Memorial Padre Cícero, e depois irá percorrer outros museus do Ceará.

Toda a programação acontecerá no Memorial Padre Cícero e será aberta ao público de forma gratuita.

Biografia do Padre Azarias Sobreira 

Azarias Sobreira começou seus estudos eclesiásticos no Colégio São Francisco (Canindé - CE) e posteriormente foi para o Seminário Diocesano de Fortaleza (Seminário da Prainha), onde décadas atrás estudaram o seu tio materno, João Gonçalves Dias Sobreira, além do Padre Cícero. De lá, Azarias saiu como diácono e rumou para a Diocese do Crato, a convite do bispo Dom Quintino, com a incumbência de auxiliá-lo na abertura do Seminário São José, numa época em essa instituição bradava contra o “Milagre de Joaseiro” e seus protagonistas, apesar dos discursos entusiastas e das contribuições do Padre Cícero para a criação dessa entidade.  O novo padre ordenou-se em 1917 e, desde então, conciliou as funções de sacerdote, professor e escritor pelas cidades onde residiu, como Milagres, Cascavel, Campos Sales, Aracati e Fortaleza. Nesse ínterim, tornou-se confessor do Padre Cícero. 

Programação do evento:

Dia 4 
19h - Mesa de abertura. 
19h30 - Roda de conversa. Memórias sobre Padre Azarias Sobreira Lobo. 
Mediadora: Dra. Angela Maria Dantas Sobreira Tavares
20h30 - Abertura da exposição - Padre Azarias Sobreira. O padrinho de meu “Padim”.
21h - Coquetel

Dia 5 
14h - Roda de Conversa. Padre Azarias e a historiografia de Juazeiro
Mediadores: Daniel Walker e Renato Casimiro                     
15h30 - Intervalo
16h - Roda de Conversa. Padre Azarias e a Diocese de Crato.
Mediador: Armando Lopes Rafael

Dia 6
14h - Roda de Conversa. Padre Azarias Sobreira e mundo dos beatos
Mediador: Renato Dantas.                
15h30 - Intervalo
16h - Roda de Conversa. Padre Azarias. O padrinho do “Padim”.

Mediador: Geová Sobreira                             (Assessoria de Comunicação)                           Cariri Principal

Post a Comment