A Fundação Memorial Padre Cícero fez algumas mudanças em seu atendimento ao público, durante a Romaria de Nossa Senhora das Dores. Dentre elas está a alteração no percurso de entrada e saída do prédio. Os visitantes nesse período da romaria estão percorrendo o trajeto pela porta da direita, onde normalmente é a entrada para o auditório e fazem o percurso no sentido anti-horário. A saída ocorre pela porta principal do museu, onde costumeiramente são a entrada e a saída do espaço.
Para agilizar o fluxo, não tem sido necessária a assinatura do livro de visitantes. Em seu lugar, está sendo efetuada a contagem por meio de um contador, acionado manualmente a cada novo visitante que passar por ele. Se, mesmo assim, alguém ainda queira assinar o livro, ele continua disponível em cima do balcão. 
Além dessas mudanças, foram instaladas novas lâmpadas adequadas para iluminação dos objetos e foram fixadas novas legendas, textos e sinalizações que devem contribuir para orientação e informação do visitante.
Outra novidade nesta romaria é a exibição de um vídeo didático sobre as normas de visitação ao Memorial. O pequeno filme tem um ator representando o papel do Padre Cícero que orienta os visitantes sobre os cuidados que devem ter dentro do prédio, para que os objetos expostos possam continuar bem conservados.

Do lado de fora do prédio, foi montada o espaço da URCA, que realiza algumas atividades com os romeiros. Para as crianças estão disponíveis mesas para desenho, e está sendo feita a pintura da figura do Soldadinho-do-Araripe na pele. Também são realizados, além de atendimento para aferição arterial, verificação de massa corporal e altura, avaliação de atividade física, limpeza de pele com argila e uma pesquisa junto aos romeiros, já na terceira romaria, para análise junto aos pesquisadores da Universidade.                       Cariri

Post a Comment