À tarde, a Praça Siqueira Campos recebeu o grupo Parkour
Crato, com oito jovens praticando saltos em obstáculos; e o
conjunto Distinto Duo, formado pelos cratenses
Wesley Santana (violino) e Leone Frazão (violoncelo).
FOTO: Antonio Rodrigues
Crato. Em plena tarde de segunda-feira, no Centro, ouvir a música “Gostoso Demais”, de Dominguinhos, não é muito comum, nem mesmo nas caixas espalhadas nos postes das ruas comerciais. Imagine ela ao vivo, tocada no violino e violoncelo. Esta foi uma das performances que abriu o primeiro dia da Mostra de Teatro de Rua, que começou ontem (18) e vai até o dia 29. Serão 14 apresentações gratuitas em vários pontos. A mostra é uma realização do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE), unidade de Crato.
Só no primeiro dia, três linguagens foram apresentadas: teatro, treinamento e música. Segundo Suzana Carneiro, técnica de cultura do Sesc, o diálogo entre os gêneros artísticos é um dos objetivos do evento, que tem como tema “Cena aberta: dramaturgia como cartografia da cidade”. “O projeto, em si, é um mapeamento das cenas para rua. A ideia é linkar as propostas de rua com o tema”, explica.
Diversidade
Pela manhã, o espetáculo “Revolución”, peça de teatro inspirada no livro de George Well, “A Revolução dos Bichos”, abriu o evento. À tarde, a Praça Siqueira Campos recebeu duas performances ao mesmo tempo. Uma delas foi o grupo Parkour Crato, com oito jovens praticando saltos em obstáculos da cidade, como bancos e muros. A outra apresentação ficou por conta do conjunto Distinto Duo, da dupla de músicos cratenses Wesley Santana (violino) e Leone Frazão (violoncelo), com composições da música clássica e regional.
Além do teatro e das intervenções urbanas, a mostra também trará oficina de circo e apresentação musical. Das 14 apresentações, apenas uma não é de grupos locais. Para Suzana, o evento valoriza os artistas cratenses e o espaço público como lugar de expressão e divulgação dos espetáculos culturais. “A gente percebeu que as propostas de rua estavam chegando com uma pegada diferente. Não só para praça, rua, mas recebemos propostas para feiras, ônibus”, conta.
Dentro do evento, está integrado o projeto “Cenas Urbanas: hora do rush”, criado pela atriz Sâmia Oliveira, que hoje estagia no Sesc. A partir de sua pesquisa com arte de rua e o contato com os grupos, ela resolveu unir essas linguagens artísticas e a manifestação do parkour. “Como unir o parkour e a música clássica? Apesar de o parkour é não estar dentro de uma linguagem artística, é uma forma de ver o mundo. Os objetos que existem na cidade, os praticantes veem como uma forma de potencializá-los”, conta Sâmia.
Os instrumentos ditos de música clássica, mas com abordagem de compositores da cultura popular e regional, junto com os saltos dos jovens, chamou atenção de quem passava pelo Centro do Crato. Segundo o mototaxista Francival Ferreira, a Praça Siqueira Campos, seu local de trabalho, já recebeu muitas apresentações, mas é a primeira vez que tem contato com esses dois grupos. “É legal e curioso. Estava até querendo apostar com outro colega meu que ele não pula igual os meninos. Se pular, se desmonta todinho”, brinca. Já a artesã Fátima Melo, conta que foi ao Centro fazer compras, mas ouviu a música de Distinto Duo e parou para apreciar. Ela destaca que sentar na praça não é um costume seu. “Eu sou um pouco ansiosa e, como estava esperando meu marido, a apresentação me ajudou. Mas é um tipo de música que eu gosto, agradável”, ressalta.
Programação

Performance: CUIDA!
Local: Terminal de ônibus Linha/ JUACRA
Dia: 19
Horário: 17h
 
Oficina: Lambe-Lambendo - Coletivo FatoZero
Local: Escola Estado da Bahia
Data: 20
Horário: 13h30
 
Performance: Andanças de meu Brasil Varonil - Núcleo de Experimentações em Dança
Local: Centro Comercial Crato - Rua Dr. João Pessoa
Data: 20
Horário: 16h30
 
Espetáculo: A Comédia da Fome - Cia. Livre Mente
Local: Comunidade do Gesso
Data: 20
Horário: 19h
 
Intervenção Artística: Lambe-Lambendo - Coletivo FatoZero
Local: Centro Comercial Crato - Rua Dr. João Pessoa
Data: 21
Horário: 14h
 
Intervenção Artística: deseNcorpo - Grupo de Pesquisa Ocupações artísticas da Cidade
Local: Rua Monsenhor Esmeraldo – Crato
Data: 21
Horário: 16h30
 
Obirim – Festa Espetáculo - Faeina Jorge
Local: SCAN - Rua Vicente Tavares Bezerra – Crato 
Data: 22
Horário: 19h30
 
Oficina: Criação em rede – Grupo Barracão da Potí
Local: Terreiro da Mestra Mazé - Rua Pedro Gomes de Norões, S/N
Dias: 25 a 29
Horário: 13h às 18h
 
Cortejo: Pernaltas - Grupo Barracão da Poti
Local: Centro Comercial do Crato (Calçadão)
Data: 29
Horário: 16h
 
Apresentação: Maracatu - Grupo Uinu Here
Local: RFFSA - Rua Ratisnona - Centro
Data: 29
Horário: 17h
 
Festa Terreirada Cearense - Geraldo Junior e seu bando
Local: RFFSA - Rua Ratisnona - Centro
Data: 29

Horário: 20h                            (Diário do Nordeste)                      Cariri Principal

Post a Comment