A atividade física é fundamental para o corpo e para a mente, mas as séries repetitivas e o ambiente de academia podem se tornar cansativo para o praticante. No Cariri, tem sido cada vez mais comum encontrar pessoas praticando atividades físicas nas praças e avenidas. Pensando nisso, foi implantado o projeto Crato Saudável, que busca, através de aulas gratuitas de ginástica, funcional e dança, estimular a prática da atividade física nos espaços públicos do Crato. Atualmente, o projeto atua em três bairros do Município: Seminário, Mirandão e Centro. 

“Nós fizemos um levantamento e observamos o crescimento na utilização de espaços públicos para a prática de exercícios e, então, decidimos implantar o Crato Saudável. Na Encosta do Seminário, ofertamos aulas de ginástica e dança nas segundas, quartas e sextas, das 17h às 19h. No Mirandão, essas mesmas modalidades são ofertadas às terças e às quintas, no mesmo horário. Já no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, as aulas acontecem às 7h e são direcionadas às pessoas da terceira idade”, salienta o secretário. 

A aposentada Maria Tereza Pajeú está participando das aulas no Mirandão. “Estou gostando desse projeto. A gente se exercita, faz novas amizades e ainda se sente mais disposta para fazer as coisas em casa. O professor está sempre passando uma coreografia nova e a aula acaba sendo bem descontraída. Quem ainda não está participando deveria vir. Atividade física é qualidade de vida. A gente se movimentando hoje pode até evitar um problema de saúde no futuro”, diz a aposentada. 

O profissional em Educação Física Alexandre Rodrigues conta que aumenta o número de participantes a cada aula. “Quem passa, acaba vendo a animação do grupo e já procura se informar sobre a inscrição. Atendemos da criança ao idoso. O nosso principal objetivo é fomentar a prática da atividade física. Quem está em casa pode conhecer o nosso projeto. Se gostar, faz a inscrição gratuitamente. Queremos o Crato em movimento”, finaliza.               (Jornal do Cariri)

Post a Comment