O Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri tem a honra apresentar a 1º “Mostra Vermelha” com realização dos espetáculos “Rio Vermelho”, “Toque-me” e “Bradosil” . O Evento é uma iniciativa do Coletivo Dama Vermelha em comemoração aos seus 4 anos de atividades que propõe apresentar, em uma única noite, parte de seu repertório de espetáculos. Dentre as atrações, destaca-se o experimento Cênico “Rio Vermelho”, que fará sua estreia na mostra.  A ação integra a  programação do mês Setembro de Artes Cênicas oferecida pelo Centro Cultural Banco do Nordeste - Cariri (CCBNB Cariri) e as apresentações acontecerão nas dependências do Centro Cultural Banco do Nordeste no próximo dia 29/09, com início às 18h. A entrada é franca e a classificação indicativa para o espetáculo é de 14 anos.

MOSTRA

O ano de 2017 culmina um tempo de existência e resistência do Coletivo Dama Vermelha. O mês de setembro do sobredito ano, concretiza 04 anos de labuta de um grupo independente, em um cenário atual tão difícil para diversas classes, sobretudo a artística. Mas esta data (04 anos), marca a importância do acreditar, do seguir e acima de tudo de construir espaços, possibilidades e da capacidade de reinvenção.

Nesta perspectiva, o Coletivo Dama Vermelha, lança como proposição para o Centro Cultural Banco do Nordeste - Cariri, a realização de sua primeira mostra de repertório, intitulada “Mostra Vermelha: Mapeando Territórios Cênicos”. A proposta vislumbra a realização de apresentações artísticas em espaços/dependências do Centro Cultural, mapeando novos espaços possíveis para a cena nas localidades da instituição, transformando-os em territórios potenciais para a realização artístico-cênica.

As apresentações, embora proponham um percurso pelas dependências do edifício do Centro Cultural Banco do Nordeste, elas acontecem de maneira independente e em horários alternados.

COLETIVO

O Coletivo Dama Vermelha surgiu no ano de 2013, sob a luz do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri (URCA). Inicialmente formado por estudantes do referido curso, projetou-se para além da instância da graduação, firmando-se como companhia independente, desenvolvendo processos de pesquisa e criação cênica na região do Cariri, mais pontualmente, na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará. O Coletivo estreou nos palcos juazeirense em setembro de 2013 e desde então sua produção artística não parou. Afirmando-se na região como grupo de resistência que investiga o hibridismo das linguagens do Teatro, da Dança e da Performance, conta em seu repertório com nove espetáculos, frutos do labor e investigação dos campos de conhecimento citados neste últimos anos. Seu repertório conta com os seguintes trabalhos: Avisem que faz mal (2013), Reminiscência (2013), Borboletária (2014), Toque-me (2015), Coisas que caem de mim (2016), Que horas ela vem para o chá? (2016), Bradosil (2016), (Des)Montar (2016), Balada da Dependência (2017).

RIO VERMELHO

Inspirado e sob a perspectiva da personagem shakesperiana Lady Macbeth, o experimento cênico traça uma linha tênue de uma mulher-homem que outrora fora soldado, ferro, coragem e pelas reviravoltas do destino ver-se sangue, insônia, loucura, consumando a tragédia que afirma uma culpa. Mas que, contemporaneamente, conquista a liberdade e autonomia de si, traçando seus próprios caminhos. Um rio vermelho em todo o corpo.

SERVIÇO

Dia: 29/09

Hora: 18h

Local: 3° andar - Centro Cultural Banco do Nordeste – Cariri
Duração: 30 Minutos

(Assessoria de Comunicação)

Post a Comment