Aberta na noite desta terça-feira, 12, a XVII Semana de Economia da Universidade Regional do Cariri (Seconurca). O evento, realizado por meio do Centro Acadêmico de Economia Martins Filho, conta com palestras, minicursos e lançamentos de livros. Este ano, o tema estudado é Nordeste Brasileiro: Fatores Sociais, Econômicos e Políticas Públicas para a Promoção do Desenvolvimento Regional diante da Crise. A palestra de abertura foi realizada pelo Professor Dr. do Curso de Economia da URCA, Micaelson Lacerda. Ele abordou a temática Transformações Sócioeconômicas no Nordeste em Tempos de Crise, com coordenação de mesa da Professora Doutora da URCA, Maria de Lourdes Araújo.

O evento terá no encerramento, nesta sexta-feira, lançamento de livro e palestra da Professora dra. Tânia Bacelar, da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) e Ceplan. A economista abordará o tema Crise Atual e Perspectiva para o Nordeste Brasileiro.
A abertura foi realizada pelo Chefe de Gabinete da Universidade, Professor Dr. Germane Pinto, representando o Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, que destacou a relevância dos debates, com a transversalidade das temáticas a serem trabalhadas durante a semana, que terá continuidade até o próximo dia 15.

O Diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), da URCA, Professor Dr. João Luís do Nascimento Mota, destacou a importância da temática do evento, principalmente em função da crise internacional, econômica e com forte viés político no Brasil. Outro aspecto é o de refletir sobre o desenvolvimento econômico regional, dentro desse contexto. “Nesse momento, é importante uma reflexão profunda sobre essas problemáticas e propor caminhos ao governo, com políticas que promovam o desenvolvimento”, afirma. Ele disse que esse processo de planejamento para o efetivo desenvolvimento do Nordeste, só começou a partir da Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). Em nível nacional, apenas a partir da criação do Ministério do Interior.

O Coordenador do curso de Ciências Sociais, Professor Pedro Ferreira Barros, fez uma breve abertura oficial e disse que o evento é destinado aos estudantes da URCA e outras instituições, que quiserem participar, além da sociedade de forma geral. Antes de serem iniciadas as palestras, foi apresentado ao público, um vídeo para focar o papel do economista na sociedade.

Programação
Nesta quinta-feira, haverá entrega da premiação das monografias, além da palestra da Professora Dra. Fernanda Ferrario de Carvalho, da Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), sobre Crise, Resiliência e Desenvolvimento Regional do Nordeste, com coordenação de mesa do Professor Dr. Emmanoel Lima (URCA). Ontem, dia 13, foi realizada palestra sobre Crise Econômica e Perceptividade do Brasil, com o Professor Dr. Pedro Linhares Rossi, da Universidade de Campinas (Unicamp), com coordenação de mesa da Professora dra. Laudeci Martins (URCA).

Lançamento
Na noite de encerramento haverá lançamento do primeiro volume do livro Para Pensar o Desenvolvimento da RM Cariri, pela Mattas, com organização dos professores da URCA, Valéria Pinheiro, Francisdo do Ó de Lima Júnior, Anderson da Silva Rodrigues e Christiane Luci Bezerra Alves, às 19 horas.  A publicação tem prefácio da Professora e economista, Tânia Bacelar

Post a Comment