Na manhã do último sábado, 7, na Praça Siqueira Campos, a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Saúde realizou a abertura oficial do Outubro Rosa. O prefeito Zé Ailton Brasil. acompanhado da primeira dama Aldalice Pinheiro, e do Secretário de Saúde André Barreto, junto a profissionais de saúde conduziram o evento que tem como propósito de alertar sobre cuidados com a saúde prevenção ao câncer de mama e colo de útero com informações, serviços assistenciais e afeto. A campanha cratense tem como tema “Prevenção do câncer – nesta causa, juntos somos mais fortes”, que intensifica o trabalho com as mulheres durante o Outubro Rosa e já direciona as futuras ações do Novembro Azul, traz como madrinha a primeira dama do município Aldalice Pinheiro e traz a mensagem acerca da importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Estou muito feliz de ter sido escolhida a madrinha dessa campanha tão importante, porque quem é paciente de câncer sabe a importância desse acolhimento, e a prevenção é fundamental”, afirma.

Na ocasião a primeira dama juntamente com o prefeito Zé Ailton e o secretário André Barreto plantaram uma muda da Rosa do Deserto que traz a simbologia da resistência e para muitos é considerada um presente de Deus, pois desabrocha em meio a um terreno árido, e isso seria um sinal de que mesmo nos piores momentos da caminhada, os belos detalhes do seu dia irão lhe dar forças para continuar seguindo em frente. A ação contou com diversos serviços prestados de saúde e beleza, junto a parceria das demais secretarias municipais, Sesc, Banda de Música Municipal, O Boticário e Escolas Para Cabelereiros Marcos Sampaio. Durante todo o mês a programação do Outubro Rosa, que inclui atendimentos noturnos, buscará fortalecer a importância da prevenção e dos cuidados contra o câncer de mama e de colo de útero.

“Estamos disponibilizando serviços assistenciais em horários diferenciados nas unidades básicas de saúde no intuito de intensificar as ações voltadas às mulheres, que deverão se dirigir ao posto mais próximo de sua residência”, esclarece o secretário de saúde André Barreto. O Outubro Rosa teve início na última década do século XX, quando o laço cor-de-rosa foi lançado por uma fundação norte-americana e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, há uma estimativa de 57.960 novos casos de câncer de mama por ano. No Ceará, a expectativa é de 2.160 casos. A prevenção é o melhor caminho e o diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura.                         (Assessoria de Comunicação)

Post a Comment