Com o objetivo de transformar a Chapada do Araripe em roteiro nacional de turismo, possibilitando assim, uma maior visibilidade à cidade do Crato e do Cariri, como um todo, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Crato esteve reunido nesta semana (terça e quarta-feira) a representantes do CONDETUR (Conselho de Desenvolvimento de Turismo do Cariri), para juntos articularem as próximas ações do setor. Representantes da equipe participarão, entre os dias 27 e 29 de outubro, da Adventure Sports Fair, em São Paulo, o principal evento da América Latina dedicado ao mercado de turismo de aventura.

Para o Assessor para as Políticas de Desenvolvimento Sustentável Econômico do Crato, Venâncio Saraiva, a participação num evento desse porte, tornará possível a integração entre o município e às principais empresas e agências voltadas ao turismo. “A partir dessa articulação feita na feira, a nossa meta será consolidar o destino Chapada do Araripe como rota de turismo nacional. Destaca. Para isso, a cidade do Crato será apresentada na Adventure Sports Fair através de um projeto integrado, contemplando os principais produtos que compreendem a força da cidade e a intangibilidade necessária para a proposta mercadológica: o Geopark Araripe, o Turismo Religioso, o Ecoturismo, o Turismo Cultural e o Científico. Na ocasião os empresários e investidores receberão um kit de artesanato, produzido na cidade do Crato, sinalizando, assim, de maneira efetiva, parte do potencial criativo da região.

Parte das ações a serem realizadas pela equipe é a capacitação dos guias turísticos, receptivos e também da rede hoteleira. Para a artesã Maria Celeste Franco da Rocha, uma das idealizadoras do kit a ser apresentado na feira, a entrega deste produto promocional servirá para encantar e vender a nossa região para quem ainda não a conhece. “Dentro do kit promocional haverá produtos artesanais que fazem referência a peculiar simbologia do Crato, como por exemplo, o soldadinho do Araripe, os Irmãos Aniceto, um cordel feito pela artista Josenir Lacerda e peças em couro, tradição antiga na região. Cada peça é identificada com o nome do autor” comenta.

Em seu mandato como Deputado Estadual, o prefeito Zé Ailton Brasil foi autor da emenda que destinou 20% para o Fundo do Turismo do Ceará para as Regiões não Litorâneas. Com a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e o fomento às ações referentes ao turismo, o Governo Municipal Cratense reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do potencial turístico da cidade de maneira integrada, para que em breve, a região seja conhecida nacionalmente por seus atrativos culturais e turísticos.                   (Assessoria de Comunicação)

Post a Comment