O I Festival Internacional de Violão do Ceará (FIVC), realizado pela Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (PROCULT-UFCA), ocorre de 6 a 11 de outubro, com atividades no campus Juazeiro do Norte da UFCA, SESC Juazeiro, Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri (CCBNB) e na Vila da Música, no Crato.

O Festival, que vai contar com programação artística e pedagógica, através de concertos, palestras, colóquios e masterclasses, visa oferecer à região do Cariri um evento sobre o instrumento tão popular na região e no Brasil.
“O violão é uma área da música que precisa ser fortalecida e este evento vai dar essa visibilidade na região. O público caririense vai poder ter acesso a vários concertistas de nome nacional e internacional”, comenta Robson Almeida, Pró-reitor de Cultura da UFCA.

O FIVC terá a participação de grandes nomes do cenário musical, como os violonistas paulistanos Paulo Bellinati e Everton Gloeden, os costarriquenhos Felipe Sollis e Mario Ulloa, e também a presença do luthier Ciderly Bezerra e dos grupos Camerata de Violões (UFCA), Quartzo Verde (Universidade Estadual do Ceará - UECE) e Camerata Cearense de Violões, além de apresentações musicais de estudantes da UFCA, da UECE e da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O Festival é realizado em parceria com o Sesc Juazeiro do Norte, o CCBNB Cariri, a Vila da Música e ADUFC.

Cordas Brasileiras
O Festival Internacional de Violão do Ceará surgiu como uma proposta de extensão do programa Cordas Brasileiras, vinculado à PROCULT, coordenado pelo professor do curso de Música, Cleyton Fernandes, de 2013 a 2016. O programa trazia grandes músicos instrumentistas do país, que se apresentavam e ministravam aulas especiais na região do Cariri. As apresentações aconteciam mensalmente na UFCA e no CCBNB. No rol de atrações constam os violonistas Giacomo Bartoloni, Frederic Bernard, Guilherme de Camargo e Paulo Porto Alegre.

“Este ano optamos por condensar o Cordas Brasileiras em uma semana, trazendo todos os nomes que já participaram do programa em um festival”, afirma Cleyton Fernandes, também curador do FIVC.


Confira a programação completa do evento, que é aberto ao público e tem entrada gratuita acessando o endereço: www.ufca.edu.br/portal/noticias/noticias-ufca/item/5795-festival-internacional-de-violao-do-ceara-promovido-pela-procult-reune-musicos-nacionais-e-internacionais-de-6-a-11-de-outubro                      (Assessoria de Comunicação)

Post a Comment