Em transmissão ao vivo pela internet, da página oficial do Governo do Estado, Camilo Santana, foram nomeados no início da tarde desta terça-feira (03), 42 Professores concursados da Universidade Regional do Cariri (URCA). O Governador Camilo Santana assinou as nomeações dos professores, com publicação no Diário Oficial de ontem. O Reitor da URCA, José Patrício Pereira Melo, que se encontra em Porto Alegre, participando de evento representando o Geopark Araripe, também esteve ao vivo, simultaneamente, na ocasião tão esperada pelos docentes da Universidade.

Do Gabinete da URCA, o Reitor em Exercício, Francisco do Ó de Lima Júnior, junto com Pró-Reitores, servidores e alguns dos professores recém-nomeados, acompanharam atentamente a nomeação, com bastante comemoração na concretização de um momento esperado pela Universidade.

O Governador do Estado, destacou que esta foi uma das maiores nomeações já realizadas pela URCA, justo num momento de crise que o País atravessa, mas ressaltou inclusive que já deveria ter ocorrido, mas em função de muitos compromissos, acabou adiando o processo, que finalmente se concretizou. Camilo Santana ainda ressaltou que somente no seu Governo, já foram empossados 68 professores. “Talvez a maior nomeação, num momento de extrema dificuldade que vive a economia”, diz ele.

Já o Reitor da URCA, afirmou que essa é uma importante resposta que é dada à comunidade acadêmica, com impacto nos diversos setores da Instituição, como ensino, pesquisa e extensão. “Com certeza, essa é uma grande conquista para a URCA e toda a equipe está impactada, de forma positiva, com a decisão”, enfatizou o Reitor, ao comemorar o momento de assinatura das nomeações.

O Reitor em Exercício, Lima Júnior, após a assinatura do documento pelo Governador do Estado, disse aos professores que se encontravam no Gabinete da Reitoria, a partir das primeiras publicações, já iniciar o planejamento para a cerimônia de posse dos novos docentes da Instituição, logo que o Reitor Patrício Melo retorne de compromisso de trabalho, em Porto Alegre. O intuito é realizar em breve a solenidade, na Instituição.

A grande maioria dos cursos da URCA será beneficiada com as novas nomeações. Esse número de docentes faz parte do concurso histórico realizado pela Instituição, com recorde de inscritos de todo o Brasil. Foram 1.711 concorrentes a 42 vagas. As provas foram realizadas em junho do ano passado, no campus do Pimenta, em Crato.

Com isso, somente no Governo Camilo Santana já foram nomeados 68 professores, já que 26 foram chamados, em março de 2016. Em breve mais um edital estará sendo publicado no Diário Oficial para o preenchimento de 10 vagas remanescentes. Conforme levantamento realizado na Universidade, a carência de professores chegava a 103 docentes, mas com o preenchimento das novas vagas, há uma redução considerável. Essa nomeação, em especial, é a maior já realizada na URCA.

No momento da nomeação estavam presentes no Gabinete da Reitoria, os novos professores da Instituição, Rachel de Sá Barreto Luna Callou Cruz, do Departamento de Enfermagem; Isydorio Alves Donato, do Departamento de Engenharia de Produção; Guilherme Mariano M. da Silva, do Departamento de Línguas e Literatura, e Allyssan Karine Martins, do Departamento de Enfermagem.                              (Assessoria de Comunicação)

Post a Comment