Lar São Francisco, em Barbalha, recebe ação na
semana do Dia das Crianças. FOTO: Antonio Rodrigues
Barbalha. Na manhã de ontem (10) o Lar São Francisco de Assis, que atende crianças e adolescentes com câncer, recebeu dezenas de brinquedos, em comemoração do Dia das Crianças, que acontece no próximo dia 12. A ação foi coordenada pelo Instituto Anjos da Enfermagem, de Crato. Além dos presentes, os pacientes atendidos pela Casa receberam apresentações de dança e de palhaços e brincadeiras.

De acordo com Jairo de Freitas, administrador do Instituto Anjos da Enfermagem, esta ação é desenvolvida em cada uma das 16 unidades espalhadas em 15 estados do Brasil. “O lar São Francisco é uma casa de apoio que os Anjos da Enfermagem já tem uma parceria legal de doação de cesta básica, brinquedos e outras ações”, explica. Este ano, cada abastecimento em um posto de combustível de Juazeiro do Norte foi revertido na compra brinquedos.

“Uma das bandeiras que a gente defende, além da humanização da saúde é o brinquedo terapêutico. Uma prática científica que tem resultados maravilhosos. Tem crianças aqui com câncer, que não entende a magnitude dessa doença e os males que ela, infelizmente, traz. Trazer um brinquedo não é só trazer um objeto, é trazer uma cura, um momento de alegria, momento de descontração. Consequentemente, isso minimiza a dor da criança, alegra ela e família, que também sofre”, completa Jairo.

Há cinco meses visitando a instituição durante o tratamento de quimioterapia, Isabele Beatriz, de 16 anos, afirma que a ação causou muita ansiedade nas crianças do Lar São Francisco de Assis. “Elas estavam esperando muito por esse dia, mas ficam muito tímidas quando tá acontecendo. Mas, ontem, durante o almoço, estavam desesperadas para o dia chegar logo”, conta.

O Lar São Francisco de Assis recebe, desde 2013, crianças e adolescentes que passam por tratamento de quimioterapia no Hospital São Vicente, naquele Município. O local foi fundado por Marta Dantas, que viu de perto seu filho Lucas Dantas lutar contra o câncer, ficar curado e hoje ajudá-la a administrar a Casa. Hoje, recebe cerca de 38 pacientes de vários lugares do Cariri.

“Devido o Hospital São Vicente, referência em oncologia no Cariri, perder recursos, ele não recebe novos casos. Eles estão sendo encaminhado para Fortaleza. O Lar São Francisco, envia para o Instituto Peter Pan, que temos parceria, para se hospedarem lá durante o tratamento”, explica Marta.

O local garante hospedagem em tempo integral para crianças e pais, junto com café da manhã, almoço e jantar. Além disso, o Lar São Francisco de Assis conta com muitos estagiários e voluntários. São estudantes de Psicologia, Gestão de Recursos Humanos e Serviço Social. “É toda uma equipe multidisciplinar para cuidar dessas crianças e para ajudar”, conta Marta Dantas, lembrando que o lar funciona através de doações, inclusive, o prédio foi conquistado assim. Fora isso, o instituto comercializa chocolates e pão de mel produzidos lá mesmo.

Uma das voluntárias do Lar São Francisco de Assis é Maria Carla Freire, psicóloga e mãe de Alexandre, de 4 anos, uma das crianças que frequenta a instituição. A família descobriu a doença quando ele tinha um ano e dois meses. Depois de finalizar o tratamento, Alexandre volta à Barbalha para revisão a cada dois meses. Mesmo indo poucas vezes à Casa, Carla sentiu que poderia ajudar. “A gente sente como se fosse um chamado. Inicialmente, eu achava que, após o término de tratamento, a gente ia distanciar, mas fica com esse vínculo”, conta a psicóloga.


“Isso aqui é um estímulo para as crianças. De repente, elas se veem no ambiente que nunca esperaram, nem os pais, é aversivo e sofrido o ambiente hospitalar. Aí vem todo procedimento, medicamento, quimioterapia. É um sofrimento para eles e para a família. O Lar acolhe a família da criança. Aqui tudo muda. Eles saem de uma rotina hospitalar e chegam aqui é como se esquecessem por alguns momentos”, exalta a mãe de Alexandre.        (Blog Diário Cariri)

Post a Comment